quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Estrada São Raimundo a Caracol, 80km e 80 quebra molas

Quem não passou ainda pela pista que leva à cidade de Caracol, última fronteira do Piauí no sudeste do estado e porta de entrada para Serra das Confusões, saindo de São Raimundo Nonato, não teve o prazer de contemplar belas paisagens e ao mesmo tempo, trafegar por uma pista totalmente pavimentada desde 2005.

O único problema é que nos 80km de distância que separam os dois municípios, o condutor terá que se deparar com 80 lombadas ou quebra molas que foram cuidadosamente instalados nas entradas e saídas dos povoados que estão à margem da pista. Fizemos questão de contar as lombadas.

Saindo de São Raimundo Nonato passamos pelas localidades de Fechadão, Nascimento e Gameleira, ainda em São Raimundo. Municípios de São Braz, Anísio de Abreu, Jurema e Caracol, respectivamente.


Assentamento do Saco a  6 km  de Caracol

Chegando a mais um povoado próximo a Caracol 

Zona urbana de Anísio de Abreu



Caldeirãozinho localidade que pertence ao município de Jurema


Povoado Maristela em Anísio de Abreu

Povoado Maristela em Anísio de Abreu

Lombadas eram constantes na pista


Entrada do município de Anísio de Abreu vindo de Caracol

Zona urbana de Anísio de Abreu
Tamanduá na entrada do município de Anísio de Abreu vindo de São Raimundo Nonato.A localidade era conhecida como Tamanduá antes de virar município

Peru vs Nueva Zelanda 2-0 EMOCIONANTE NARRACIÓN RADIO UNION GOLES REPECH...

Classificado!!!!



O Peru voltará a disputar uma Copa do Mundo após 36 anos. A última foi em 1982 na Espanha. A seleção peruana eliminou em casa a Nova Zelândia com vitória espetacular por 2x0 na partida mais emocionante da Copa até agora. O primeiro jogo foi 0x0 na Nova Zelândia.

O que marcou a partida memorável foi o primeiro gol peruano marcado por Farfan em passe magistral de Cueva. Farfan se derramou em lágrimas ao pegar a camisa 9 do artilheiro Paolo Guerrero, suspenso por suspeita de doping. Na homenagem, o camisa 10 não conseguiu segurar as lágrimas ao lembrar do amigo e chorou copiosamente emocionando a todos.

Christian Ramos fechou o placar no segundo tempo. confira a narração emocionante do radialista peruano.









Água das chuvas nas cabeceiras do rio São Francisco chegam à barragem de Sobradinho


Começam a cair as primeiras chuvas em Dom Inocêncio

As primeiras chuvas que caíram sobre o interior de Dom Inocêncio já produziram belas imagens como o desabrochar de flores do Pau de Casca na região de Picos, como informou o inocentino Marcos Neves de Sousa que mora na região.
O Pau de Casca é o primeiro a florir nas primeiras chuvas e suas flores caem rapidamente.
Crédito das imagens: Marcos Neves Sousa

A imagem pode conter: árvore, planta, céu, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: árvore, planta, céu, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: árvore, planta, céu, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: árvore, planta, flor, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: árvore, planta, céu, atividades ao ar livre e natureza

Saiba a diferença entre alvejante, água sanitária e tira manchas.

Esse post vem auxiliar os consumidores que ficam com dúvidas na hora de escolher entre usar alvejantes, água sanitária, tira manchas e produtos à base de cloro. Vamos explicar o que significa cada um deles, suas principais funções e para que servem.

A Cristal disponibiliza aos seus clientes o Tira Manchas e Alvejante em um só produto, na versão em pó. O produto deve ser colocado na máquina de lavar ou no tanquinho ligado para ser dissolvido juntamente com o sabão líquido e a seguir as roupas.




CRISTAL PRODUTOS PARA LIMPEZA


O resultado são roupas mais brancas e alvas, preservando os tecidos sem agredir.  O uso do cloro, encontrado na água sanitária, agride e faz a roupa durar menos tempo. Outra vantagem do Tira Manchas e Alvejante Cristal é que pode ser utilizado em qualquer tipo de roupa, branca ou colorida, sem danificar ou manchar o tecido.


Tira-manchas e alvejante em pó 

No caso das manchas mais difíceis, como tinta de caneta, por exemplo, o Tira Manchas deve ser aplicado diretamente na mancha com um pouco de água e esfregando em seguida. Então vamos lá:

Existem dois tipos de alvejantes: 

 À base de cloro (clorados) e os oxigenados (sem cloro). São também conhecidos como itens de pré-lavagem.

1- Água sanitária

Faz parte dos produtos chamados clorados, feitos à base de cloro ou hipoclorito de sódio. Dotado de alto poder branqueador, o cloro alveja retirando as cores, manchas ou sujeira do tecido. Assim, não pode ser usada em roupas coloridas.

Os alvejantes clorados são os mais agressivos, tirando a maciez das roupas durante as lavagens, endurecendo as fibras e dependendo da composição da água sanitária, pode causar amarelamento na peça se aplicada constantemente. 

Outra desvantagem é a rápida decomposição do cloro que ocorre diariamente, perdendo o poder de limpeza. O prazo máximo de validade é de apenas seis meses.

Assim, quando for adquirir água sanitária no comércio, verifique a data de validade, se preferir, mergulhe o dedo no líquido e observe se ele vai esbranquecendo, ao mesmo tempo que vai esquentando. Se isto não ocorrer, o produto pode ter perdido o efeito ou não foi fabricado na dosagem correta.Mas não esqueça de lavar as mãos após o teste.

2- Alvejante

Tem a mesma função da água sanitária. O que difere é a concentração de hipoclorito de sódio, ou cloro. Enquanto na água sanitária o teor de cloro é de 2,0 á 2,5% no alvejante o percentual de cloro varia de 3,5 á 4,0%. 

Assim como a água sanitária, o alvejante é mais agressivo e não pode ser usado em roupas coloridas. Portanto, cuidado, se tiver contato com roupas de cor pode manchar e pronto, não tem mais como recuperar a peça. São encontrados também em versões perfumadas. Aliás, o perfume é a maior diferença entre a água sanitária e o alvejante.

Algumas marcas de água sanitária trazem no rótulo a palavra alvejante, mesmo que o produto não seja perfumado.


3-  Alvejante sem cloro (oxigenados) 

Conserva melhor as  roupas pois é menos agressivo com elas e pode ser usado em roupas brancas e coloridas. Eles são os únicos que podem ser misturados com sabão em pó ou líquido. 

O Tira Manchas e Alvejante Cristal é um exemplo de alvejante oxigenado. No mercado existem várias marcas. Entre as mais famosas, o Vanish, na versão líquida ou em pó, são considerados alvejantes oxigenados. Não levam cloro em sua composição. 

Acabe de vez com suas dúvidas com as informações abaixo da ABIPLA:

Posso usar alvejante para desinfetar frutas e legumes? 

Não. Os produtos alvejantes podem ser utilizados na desinfecção de ambientes e na lavagem de roupas. É proibida por lei sua indicação para desinfetar frutas e legumes, ficando a cabo da água sanitária tal função.

Posso misturar produtos de limpeza, um com outro?

Não. Os produtos de limpeza são produzidos para serem utilizados individualmente, sem nenhuma associação. Por serem produtos químicos, misturá-los pode gerar um novo produto que poderá ser altamente prejudicial ao ser humano, por exemplo, um gás tóxico ou uma reação que libere grande quantidade de calor e venha a causar queimaduras.

Produtos com cloro, como água sanitária, mancham as roupas?

Dependerá das características da peça de roupa e da quantidade utilizada de produto com cloro. Para evitar manchas, verifique sempre as informações nas etiquetas das roupas, pois em algumas peças não é recomendado utilizar estes produtos.

Água sanitária deixa a roupa branca amarelada?


A água sanitária pode ser utilizada no processo de branqueamento de roupas. Para que as peças não fiquem amareladas, o modo de uso indicado pelo fabricante e que está contido no rótulo desses produtos deve ser seguido. Não esqueça de observar as informações da etiqueta das roupas, sempre que houver este símbolo não utilize água sanitária, alvejante com cloro ou outros produtos clorados.

Quando não usar alvejante

Não é indicado usar alvejante em recipientes ou objetos metálicos 

O metal reage com os ingredientes do alvejante, danificando o recipiente e liberando resíduos de metais na água. Isso pode comprometer o resultado do produto na peça. 

Como bem frisou a blogueira Cláudia do blog enfim casada,

"Ou seja, fiquem atentas para saber exatamente qual produto usar dependendo da necessidade meninas… basta um deslize com água sanitária e vocês podem perder aquela peça de roupa que mais amam para sempre" :(  

fontes: blog enfim casada/ABIPLA - Associação Brasileira de Produtos de limpeza