segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Misturas Explosivas de Produtos de Limpeza

Escrito por 
Misturas Explosivas de Produtos de Limpeza
Vai limpar a casa? Saiba que existem produtos de limpeza que não podem chegar perto um do outro – caso contrário, o resultado pode ser muito tóxico e mesmo explosivo. Conheça-os e fique seguro.
Se você gosta da ideia de reforçar os efeitos de limpeza unindo dois produtos químicos diferentes, muito cuidado. Alguns deles são incompatíveis e, uma vez misturados, podem causar reações bem perigosas. Confira a seguir.

Água Sanitária: Não Misture com Desinfetantes, Amaciantes, Vinagre ou Álcool em Gel

É verdade: a água sanitária não é de muitos amigos. Para começar, se misturada com desinfetantes ou amaciantes de roupas, cria as chamadas cloraminas. Elas se desprendem da mistura e podem ser aspiradas e absorvidas pelo organismo.
Em contato com as mucosas, se decompõem, tornando-se muito corrosivas, irritando ou até mesmo queimando a pele.
bicarbonato de sódio e vinagreE ao se misturar com uma substância ácida como o vinagre, a água sanitária libera vapores tóxicos. Eles queimam os olhos e causam problemas pulmonares sérios, falta de ar e ardência na garganta.
Já com o álcool, seja líquido ou em gel, a água sanitária consegue produzir gás cloro, que rouba o lugar do oxigênio no sangue e ajuda a acumular gás carbônico no organismo.
Assim, as células ficam sem energia para realizar suas funções, levando à depressão do funcionamento do corpo. Resultado: dificuldade de respiração e queda dos batimentos cardíacos.
Junto a outros produtos de limpeza, como detergentes e limpa-vidros, a água sanitária também produz gases tóxicos, acarretando riscos respiratórios e oftálmicos.

Vinagre Não Combina com Bicarbonato de Sódio, Soda Cáustica e Água Oxigenada

Junte vinagre e bicarbonato de sódio e você terá o ácido carbônico, que em seguida se decompõe em dióxido de carbono. Isso assusta, pois a mistura logo gera bolhas e pode facilmente gerar uma explosão dentro de um recipiente fechado.
Quando o vinagre se une à soda cáustica, a situação é dramática: a produção e liberação de calor é tão intensa que pode causar queimaduras na pele ou mesmo dar início a um incêndio.
A mistura de vinagre e água oxigenada gera o ácido paracético, que irrita os olhos e pode até mesmo causar feridas no nariz, garganta, pulmões e pele.

Medidas para Evitar Acidentes com Produtos de Limpeza

água e sabãoEmbora tenham a mesma finalidade, produtos de limpeza de marcas diferentes podem conter, em suas fórmulas, substâncias que antagonizam umas com as outras.
Portanto, nunca os misture. Um só produto deverá ser capaz de oferecer plena eficiência ao que se propõe a fazer.
Também mantenha-os sempre em seus respectivos recipientes originais, com rótulo intacto. Siga sempre as normas de segurança ali impressas. Guarde-os longe de fontes de calor e fora do alcance de crianças e animais.
Sempre que possível dê preferência à tradicional dupla água com sabão neutro. Limite ao máximo o uso de água sanitária e de amoníaco. Se for mesmo preciso utilizá-los, passe bastante água na superfície após o uso.