sábado, 6 de maio de 2017

Inocentino mostra a direção que o município deve seguir para desenvolver

Ele está de volta!  O nosso amigo inocentino, José da Costa, o Costinha, retornou ao blog da Cristal  e desta vez aponta o caminho que  Dom Inocêncio deve seguir para sair do atraso, confira o relato:
Foto do perfil de José Costa Dias Costa Dias, A imagem pode conter: 1 pessoa, árvore, listras, atividades ao ar livre e close-up
 Avante Dom Inocêncio II
Percebo que o perfil luta por melhorias na educação do Município. Pois já ganhou minha simpatia, haja vista que esta é, sem dúvida, uma causa nobre.
Nosso município não produz praticamente nada, culpam seca. Então poderíamos ao menos ter boas escolas, isso não depende de nenhuma gota d'agua a mais do que o necessário para o consumo normal.
Propagou-se, de norte a sul do País, Dom Inocêncio como exemplo na área da educação - uma falácia. Cadê os resultados, que nunca apareceram?
Durante um um período de quase meio século, contando a partir de quando começou a funcionar a escola da Fundação Ruralista, apenas dois alunos de Dom Inocêncio entraram na UFPI, a principal instituição de ensino superior do Estado.
Chega de conversa fiada, Dom Inocêncio tem que seguir sua vocação.
O município tem grandes limitações para exploração agrícola ou pecuária, pois tem baixa precipitação pluviométrica anual e distribuição irregular das chuvas, não tem rios perenes e não conta com mananciais de água superficiais ou subterrâneos.
A natureza é perfeita, basta ser respeitada, e se não o for, ela dá o troco. Vejam os morcegos. Estes animais vivem em tocas e cavernas e tem hábitos noturnos. Como conseguem entrar e sair desses esconderijos com total ausência de luz? Para esses animais isso é moleza. Eles se adaptaram a essa situação. É que nos morcegos, a audição pode ser considerada o sentido mais desenvolvido e é chamado de ecolocalização. É um sistema que funciona como um biossona.
A seca, meus amigos, é café pequeno, e lhes digo mais, a seca pode ser uma vantagem, isso mesmo, podemos até tirar proveito da seca, é só uma questão de decisão.
Dom Inocêncio poderia se tornar, de fato não é faz de conta, um centro de excelência  em educação e em formação de mão de obra qualificada. Porque não? Quanto de água a mais precisaria para isso?
O povo de Dom Inocêncio tem que abrir o olho e, principalmente, a boca para gritar alto e em bom som por uma educação de qualidade. 

Com ensinozinnho meia sola, ninguém vai chegar a lugar nenhum.
Comentários
Nivalda Maria De Almeida Verdade. E é justamente via educação que podem se formar bons técnicos que, por sua vez, ensinarão o povo a usar os recursos do lugar para produzir o que é viável, num caminho de vocação e sustentabilidade. Mas, para isso, é fundamental abolir a politicalha e aprender e fazer política decente, de serviço pelo bem comum, com plano de continuidade, independente de quem governa.