quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Carmelita ganhou até boneca na campanha em SRN

"bonequinha de luxo"
O resultado das eleições municipais em São Raimundo Nonato, a 517 km de Teresina, entrará para a história política da cidade. Em mais de 100 anos de emancipação, pela primeira vez, uma mulher foi eleita prefeita. Com 49,83% de aprovação popular, Carmelita Castro (PP) derrotou três candidatos, conseguindo 9.176 votos válidos.
A prefeita eleita- que chegou a ser chamada de boneca durante a campanha- fez um retrospecto da disputa política e conta como encarou as críticas por ser uma candidata mulher.
Montagem feita com a prefeita eleita durante a campanha
“A política para mulher é muito difícil, mas conseguir fazer a maior composição das lideranças no município. As agressões são mais fortes, mas com toda humildade e leveza, conseguimos vencer. Ele (se referindo a um dos adversários políticos) me chamou de boneca no sentido pejorativo, associando a minha imagem a uma dondoca, mas não pegou. A população pegou como se fosse realmente um elogio e o comércio da cidade vendeu todas as bonecas, fizeram camisas…. A cada ataque, eu respondia com o coração. A minha mensagem chegou e chegou bem. Conseguimos vencer e me tornei a primeira mulher prefeita de São Raimundo Nonato em 104 de emancipação política”, desabafa Castro.
Contudo, a prefeita eleita avalia a campanha eleitoral como tranquila e destaca as áreas que serão prioritárias durante a gestão.
“Foi uma campanha política tranquila… conseguimos chegar ao povo, que entendeu a nossa mensagem. O sentimento de mudança era muito grande devido a situação em que a cidade se encontra. O povo pode esperar muitas obras. Nossa cidade é uma das mais importantes da região Sul e do Estado. Nossa porta de entrada é o turismo, mas a cidade não recebe bem porque não tem infraestrutura. Além disso vamos melhorar a questão do abastecimento d’água, a situação do homem do campo e dos jovens, Educação…Para iso, vou buscar apoio dos governos estadual e federal”, ressalta a prefeita eleita.
Irmã de Margarete Coelho- atual vice-governadora do Estado e também a primeira mulher a assumir o cargo, ela ressalta que a escolha do secretariado será técnica e adianta que a administração também será marcada pela presença de mulheres.
“Eu venho de uma família política, meu avó foi político na minha cidade, e quero também deixar a minha marca. Não só a marca do nome Carmelita e de minha família, mas a marca do povo de São Raimundo Nonato, que também quer uma cidade diferente, bem cuidado e bem administrada. Na escolha do secretariado, primeiramente, vai pesar o perfil técnico, mas também vou dar espaço às mulheres, pois somos mais cuidadosas, cautelosas e mais honestas”, finaliza a prefeita eleita.
Cidade Verde