quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Barragem do Jenipapo, uma das maiores da região, começa a transbordar com fortes chuvas. Açude não sangrava desde 2009

A barragem do Jenipapo localizada na divisa de São João do Piauí com Dom Inocêncio, considerada a maior da região com capacidade de 248 milhões de metros cúbicos, começa a transbordar com as chuvas que caem em suas cabeceiras. 

As quebras de barragens em Dom Inocêncio, município á 60km do açude Jenipapo e as constantes chuvas contribuíram para o acúmulo de água e elevação do nível da parede da barragem. Boa parte do lago formado pelo açude fica na comunidade Moreira em Dom Inocêncio. A Adutora Padre Lira que está sendo construída em Dom Inocêncio, deve trazer água do Jenipapo até a sede de município.

A última vez que sangrou a barragem do Jenipapo foi em 2009.


Barragem da Onça em São Raimundo Nonato

O açude Petrônio Portela, mais conhecido como barragem da Onça, em São Raimundo Nonato com capacidade para 181 milhões de metros cúbicos de água ainda não chegou ao seu nível mais alto, mas está prestes a transbordar a qualquer momento se as chuvas persistirem.

Segundo informações, uma grande barragem que ainda está em construção na cidade de Dirceu Arcoverde e que seria maior que a de São Raimundo, está recebendo toda a água que passa pelo rio Piauí, impedindo a entrada de grande volume de água na barragem da Onça. Por sorte, a água já está sendo liberada, pois o novo açude não pode transbordar por enquanto.

Veja as imagens do sangradouro da barragem do Jenipapo enviadas pelo inocentino Guilherme do Acordeon.


Sangradouro da barragem do Jenipapo na divisa de São João do Piauí
com Dom Inocêncio começando a transbordar
 imagem: Guilherme do Acordeon



Sangradouro da barragem do Jenipapo na divisa de São João do Piauí
com Dom Inocêncio começando a transbordar
 imagem: Guilherme do Acordeon
Sangrador  começando a transbordar imagens: Paulinho Tavares da Costa
Oh! Coisa linda de se vê!Nas primeiras horas do dia a Barragem do Jenipapo em São João do PI, já mostra seu espetáculo. Uma pequena nuvem de névoa faz parte do show.texto e imagem: Guilherme do Acordeon

Sangradouro da barragem do Jenipapo na divisa de São João do Piauí
com Dom Inocêncio começando a transbordar
 imagem: Guilherme do Acordeon


Barragem do Jenipapo  sangrando  imagem: Tathiane Ribeiro
Sangradouro da barragem do Jenipapo na divisa de São João do Piauí
com Dom Inocêncio começando a transbordar
imagem: Tathiane Ribeiro
Sangradouro da barragem do Jenipapo na divisa de São João do Piauí
com Dom Inocêncio começando a transbordar
imagem: Tathiane Ribeiro

Barragem do Jenipapo São João do Piauí Pi 27 01 2016 Vídeo: aryfotos
Publicado por Ary Fotos Fotos em Quinta, 28 de janeiro de 2016

Vídeo lindo da barragem sangrando (www.portaljenipapo.com)Gente que barulhinho gostoso de se ouvir, isso é música das...
Publicado por Guilherme Do Acordeon O Sanfoneiro Das Antigas em Quarta, 27 de janeiro de 2016






Veja abaixo o volume armazenado por barragem no Piauí no início de 2015, portanto há um ano atrás

Dom Inocêncio, isolada pelas águas. Veja o relato detalhado dos efeitos da inundação de domingo 24/01

O jornalista inocentino Marcelo Damasceno relata a situação de Dom Inocêncio após as inundações de domingo 24/01 provocada pelo rompimento de barragens no interior do município
DOM INOCÊNCIO
O dia 24 de Janeiro de 2016 ficará marcado na memória do povo Inocentino.

Depois de 35 anos o conhecido baixão da Mansinha desce pela cidade de Dom Inocêncio com uma das maiores cheias já visto por aqui, apavorando os moradores da cidade, alagando residências e diversos estabelecimentos comerciais que ficam no entorno do mesmo.

Bastou a barragem do Sr. Edmar sangrar para atingir de forma inesperada diversas residências e estabelecimentos comerciais da cidade. Lojas e diversos outros segmentos também sofreram com a lama vermelha que desceu pelas ruas da cidade. Os postos do Banco do Bradesco, Correios (Banco Brasil) também foram atingidos com prejuízos consideráveis.

No desespero e com o objetivo de salvar boa parte dos seus pertences, os moradores das ruas Azedinho, Quipá, além da Avenida Caroá que mais parecia um rio, todos suspenderam com auxílio de cadeiras e tudo que de alguma forma dava segurança e pudesse garantir que seus objetos como geladeiras, sofás, camas não pudesse ser alcançados pela correnteza da água, e não deixasse prejuízos ainda maiores.

Para conter a forte correnteza, o prefeito municipal autorizou o alargamento de boa parte do sangrador da barragem do Sr. Edmar com o intuito de escoar mais ainda a água e evitar prejuízos maiores ás famílias que moram na parte de baixo da cidade, local onde passa o maior volume de água.


A barragem do Sr. Edmar foi criada em 1976 pelo então prefeito de São Raimundo Nonato Newton Macedo, quando o povoado de Curral Novo ainda pertencia ao município de São Raimundo.


Outro ponto que também sofreu com a cheio foi nas imediações do posto de combustível Renascer, na antiga entrada da cidade. Já a delegacia de Polícia foi atingida boa parte pelo riacho Pedra Branca que passa pela sede, não conteve o grande fluxo de água e fez um recuo em direção ao centro da cidade.

Um dos maiores prejuízos também teve o Sr. Milson do Celestrino que residência na localidade Poços. Edmilson mesmo viu boa parte da sua casa indo embora na correnteza da água depois que a barragem do Tanquinho do proprietário Ildemar não suportou o volume das águas e se rompeu. Segundo Ronaldo Damasceno (31) que esteve no local, quase nada pôde salvar. 

Todos os móveis foram levados, alguns objetos ainda foram possíveis encontrar presos nos troncos das arvores como por exemplo, a geladeira, tanquinho etc. Um bujão de gás foi visto passando pelo riacho  na sede. O que de fato pôde ser ainda encontrado perdido em meio à lama e areia foi um arado e uma sela. Já os objetos da cozinha nada, absolutamente nada, puderam ser resgatados.


Depoimento de quem viu e viveu de perto o vexame de correr e lutar contra o tempo para tentar salvar o que é seu.


“Olha Marcelo, lá em casa na Pedra Branca água veio na cancela, há muitos anos eu não via uma cheia”. (Alexandre Oliveira).

“Lá em casa pra conter mais a água, eu tive que fazer uma paredinha de cimento, só assim foi possível conter mais a água”. (Miguel Castro).

“Eu sempre fui convicta que éramos propícios e vulneráveis a passar por vexames dessa natureza, em ver e viver algo até então desconhecido aos nossos olhos, em uma situação real. Eu mesmo vi a minha casa alagada, cheguei até a me desesperar na hora. Afirmo também que nunca na minha vida eu vi algo parecido e que fosse de forma tão rápida e intensa, mas acima de tudo temos nossa Fé inabalável que é o nosso Deus todo poderoso”. (Betinha Damasceno)

“Rapaz, aqui no posto do Bradesco a água subiu uns 60 centímetros de altura na parede, o suficiente para danificar por completo um dos HD´s das máquinas guichê”. (Josué Caetano gerente do posto do Bradesco em Dom Inocêncio).


“Eu perdi umas coisas, graças a Deus eu e meu cunhado pudemos salvar algumas coisas” (Derval Costa, Comerciante).


“Marcelo deixa eu te falar rapaz, perdi miudezas demais, como botas, boa parte de uma prateleira com produtos veterinários que nem sei te precisar exatamente o tamanho do prejuízo que eu tive, foi uma coisa incalculável, sem contas as minhas criações que foram mais de 50 cabeças”. (Benivaldo Pereira comerciante).

“Hê rapaz aqui o prejuízo foi grande demais meu nobre Marcelo, eu perdi muita coisa, minhas rações acabaram na água, só consegui mesmo salvar as mercadorias que estavam acima de 1 metro do chão como as vagens de algarobas que tem uma boa saída e que serve para alimentar os animais”. (Valdenir/Neguinho Casa das Rações).

“Cara aqui no salão perdemos dois secadores, máquina de cortar cabelo, um bebedora, além de muitas miudezas que se perderam na água”. (Fábio Cabeleireiro).

Algumas das barragens e tanque que se romperam no município de Dom Inocêncio.

- Barragem do Ildemar (Tanquinho)

- Barragem do Caio da Janira (Riacho do Otávio)
- Barragem dos Erotildes da (Santa Maria)
- Barragem do Zé Ferreira (Suçuarana)
- Barragem do Olimpio (Morro Olimpio)
- Barragem do Celestrino (Poços)
- Tanque do Janjão (Minador do Janjão)
confira as imagens enviadas por Macelo Damasceno
Posto do Bradesco e Correios atingidos pela água na Rua Juazeiro
Rua Juazeiro,  ao lado do posto do Bradesco
Rações foram perdidas com a água
Av. Caroá com rua Juazeiro, locais mais atingidos pelas águas



Barragem do Edmar ameaça romper e moradores abrem sangradouro

Indignados com os transtornos e prejuízos que a barragem do falecido Edmar causou aos moradores da baixada próximo ao centro de Dom Inocêncio, moradores se reúnem e "rasgam" na força do braço boa parte do sangradouro da barragem para um melhor e mais rápido escoamento da água.

Em meio ao tumulto teve até bate-boca entre o proprietário da barragem e um dos moradores.

"É um absurdo uma barragem desse tamanho quase no meio da cidade, colocando em risco as residências e a vida de boa parte da população.

Isso é questão de bom senso e entendimento; saber que estamos vulneráveis a um desastre de forma repentina, bem maior do que o que aconteceu no último dia 24/01 quando mais de 10 casas foram tomadas pelas águas e tudo ficou só a lama". Concluiu um dos moradores.  

Marcelo Damasceno
veja imagens:

Inocentinos trabalhando no sangradouro da barragem do Edmar 
na sede do município. Açude corre risco de  romper 
imagem: Marcelo Damasceno









Inocentinos trabalhando no sangradouro da barragem do Edmar 
na sede do município. Açude corre risco de  romper
imagem: Marcelo Damasceno






Veja o relato de Milson do Celestrino que teve sua casa levada pelas águas e perdeu tudo na enchente. Vídeo gravado por Marcelo Damasceno  



"O que eu construí em 25 anos... a água acabou em 20 minutos"...(Vítima da enchente em Dom Inocêncio - PI/2016)
Publicado por Larissa Reis em Terça, 26 de janeiro de 2016