segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Veja imagens de Dom Inocêncio após o estouro de cinco barragens de pequeno porte

A sede de Dom Inocêncio ficou totalmente inundada com a quebra de cinco barragens de pequeno porte no interior do município neste domingo 24/01.  Com riachos cheios, a cidade está ilhada, sem comunicação nem acesso aos outros municípios. 

O asfalto que ligaria Dom Inocêncio a São Raimundo Nonato ainda espera pela conclusão desde 2012, faltando ainda 55km  do total de 104 quilômetros que separam as duas cidades. 

Das três pontes previstas para serem feitas apenas uma, a que passa pelo riacho da Roziinha, em São Lourenço, está concluída. Ainda falta as pontes do riacho da Ingazeira, que já está pronta, mas  sem asfalto e a do riacho da Santana. 

O governo do Estado, responsável pelo asfalto, mais uma vez, anunciou a continuação das obras para este primeiro semestre de 2016. E o povo continua sofrendo, correndo risco de ser levado pelas águas, atravessando riachos com água pela cintura e sem acesso aos outros municípios. 


inocentinos atravessam riacho da Santana na Fazenda do Meio,
á 18km da sede de Dom Inocêncio

A continuação do asfalto á São Raimundo Nonato resolveria o problema do total  isolamento do município.  Vale lembrar também que a grande maioria dos inocentinos do interior que chegam á sede de Dom Inocêncio são de localidades que não passam por este trajeto. 

Dom Inocêncio é um dos maiores municípios em extensão territorial no Piauí, com cerca de 4.000km  quadrados. Só para se ter uma ideia, a capital de SP tem 1500km quadrados, ou seja, cabem quase três cidades de São Paulo dentro de Dom Inocêncio. Existem regiões distantes mais de 50km  da sede e nenhuma estrada no município é pavimentada, todas de chão sem condições de acesso com as chuvas. 

Cerca de 90% das pessoas  do interior do município, para chegar á sede, utilizam as estradas que dão acesso aos municípios de Casanova e Remanso na Bahia, São João, Lagoa do Barro, Capitão Gervásio Oliveira e João Costa no Piauí, todas estradas de terra e intrafegáveis no período chuvoso, o que agrava mais ainda o isolamento.

A inocentina Glória Nunes informou que mais uma barragem pertencente a Caio Dias Pereira, no Riacho da Serra, á seis quilômetros da sede, acabou de quebrar aumentando para seis o número de barragens que não suportaram as fortes chuvas. Por sorte, esta última não passa pela sede do município, indo desaguar na divisa com Coronel José Dias.

Uma casa foi levada pelas águas no interior de Dom Inocêncio. Felizmente não há registro de vítimas.
Força das águas arrastou  uma casa na localidade dos Poços, á
 seis quilômetros da sede de Dom Inocêncio, na estrada que leva a comunidade das Cacimbas       imagem: Jacileide Rodrigues
Confira as imagens feitas pelo prof. Jairo Marques na sede de Dom Inocêncio após a quebra das barragens
redação: blog da Cristal

Rua Jericó, centro de Dom Inocêncio

Rua dos Correios completamente inundada



Sede de Dom Inocêncio no bairro Salina e
riacho Pedra Branca ao fundo

Posto de combustíveis no bairro Salina
Bairro Morada Nova próximo ao bairro Alto da Bela Vista
imagem: Ray Costa

Bairro Salina com riacho Pedra Branca ao fundo   imagem: Ray Costa
Riacho Pedra Branca no bairro Beira Rio



Bairro Salina na sede de Dom Inocêncio com muro  da nova delegacia á esquerda




Nem o Samu escapou da força das águas



início da avenida Macambira próximo ao Conselho Tutelar



Câmara Municipal de Dom Inocêncio

Av. Caroá, próximo ao Mercadinho Danielli de João Luiz


Rua Jericó, próximo ao escritório da Casa dos Ventos,
empresa de energia eólica

Moradores observam a força das
águas na avenida Caroá


Av. Caroá   imagem: Guilherme do Acordeon
trator atolado no bairro Morada Nova com Alto Bela Vista ao fundo em Dom Inocêncio   imagem: Ray Costa

início da avenida Macambira próximo ao Conselho Tutelar



Inocentino atravessa águas em cima de uma boia na sede

Video diretamente de Dom Inocêncio
Publicado por Guilherme Do Acordeon O Sanfoneiro Das Antigas em Segunda, 25 de janeiro de 2016


veja também: 





Cristal faz um balanço de 2015 e avalia perspectivas para 2016

Raimundo Campos
Em uma conversa franca, aberta e transparente com o blog, a direção da Cristal produtos para limpeza de Dom Inocêncio-PI, representada pelo prof. Raimundo Campos, analisa a atual situação da empresa, como foi o ano de 2015 e quais são os projetos para este ano.




"A fabricação em São Raimundo Nonato ainda não é possível. A água que vem da Barragem Petrônio Portela mais conhecida como da "Onça" e que serve o município, nem a própria onça consegue beber."

blog
Como surgiu a Cristal?

direção
No final de 2004, logo após as eleições municipais, o então prefeito de Dom Inocêncio, Luiz da Benta, resolveu em seu último ato antes de entregar o mandato á Padre Lira, promover um curso profissionalizante do Sebrae na área de fabricação e manipulação de produtos de limpeza, através da Secretaria Assistência Social, comandada pela Primeira Dama Dª Valdoíte Santos, mãe do atual prefeito Nenê.

O curso foi um sucesso entre os inocentinos que além de aprenderem como fabricar os principais produtos ainda se beneficiaram consumindo toda a produção. Muitas pessoas continuaram a produzir para consumo próprio e já no início de 2005, em março, iniciamos a produção visando atender aos consumidores que se interessaram pelos novos saneantes. 

Desde aquela época muita coisa já mudou na Cristal no processo de fabricação dos produtos, que foi se aprimorando e continua buscando se profissionalizar cada vez mais. Ainda hoje os cursos do Sebrae são ofertados pela Prefeitura, agora na administração de Nenê, e continua sendo um sucesso disseminando cada vez mais o uso dos saneantes entre os inocentinos e mostrando que  Dom Inocêncio tem vocação para  limpeza. A Terra dos Sanfoneiros quem sabe assim não poderá se transformar também na capital da limpeza!

blog 
Qual a maior dificuldade que a Cristal enfrenta para a aceitação dos produtos pelo consumidor

direção
Na verdade o consumidor não tem muito receio ou qualquer problema em levar os produtos da Cristal para casa. Aqueles clientes que já conhecem sempre voltam a consumir. Os que ainda não utilizam, por desconhecer ou por questão de preferência por outras marcas, talvez ainda seja muito fiel á marcas mais famosas, ou simplesmente não encontram o produto na prateleira, entre outros motivos pessoais. 

Mas, com certeza, a maior dificuldade que enfrentamos é o fato de que muitos, a grande maioria, que não experimentou nenhum dos sete produtos da linha Cristal, acredita ainda na falsa ideia de que a fabricação é totalmente caseira, feita de forma artesanal e assim não estaria á altura das marcas de primeira linha.  

Para atender a estes consumidores mais exigentes é que estamos na busca constante de profissionalizar os processos de produção e distribuição para oferecer ainda mais qualidade e segurança ao consumidor. 
Vale lembrar que metade da linha da Cristal é produzida por outras empresas e apenas fazemos o envasamento e distribuição. Ainda bem que a maioria dos clientes mais desconfiados acabam se surpreendendo ao experimentar pela primeira vez.

blog
O que a Cristal tem feito para mudar essa perspectiva do consumidor?

direção
Sabemos que não é fácil e que leva tempo para mudar esta percepção do cliente. A confiança, como já dizia Padre Lira, é o maior patrimônio que o ser humano pode ter e vale também para qualquer empreendimento. É o bem mais valioso e da mesma forma que para ser conquistada precisa de muito tempo e sacrifício, também pode ser perdida em questão de minutos.

Assim, nosso maior objetivo é fortalecer nossa relação com clientes e fornecedores, baseada na confiança de que estamos sempre procurando melhorar serviços e processos, sempre em busca da excelência e surpreender o consumidor com nossos produtos, principalmente aquele cliente mais exigente. Somente dessa maneira acreditamos que o cliente muda o conceito e mantém a fidelidade.

blog
Mas se este é o objetivo da Cristal, por que então não encontramos os produtos nas gôndolas da grande maioria dos comércios?

direção
Este fato ocorre primeiro porque ainda não dispomos de distribuidor que atenda as cidades da microrregião de São Raimundo Nonato, assim o atendimento é feito pela própria empresa apenas em Dom Inocêncio, onde está concentrada a maioria da clientela e São Raimundo Nonato através do Mercadinho Extra de Vilmar, no centro e mercadinho do Mário Rodrigues no bairro Umbelina.
Remanso-BA também conta com o Mercadinho Pinga-Pinga, distribuidor exclusivo na cidade localizado no BNH. 

Outro fator seria, como citado anteriormente, a dificuldade de penetração em praças que desconhecem os produtos e preferem não optar por trabalhar com algo que ainda não conhecem.
Isto acaba gerando falta de opção para o consumidor e redução nas vendas para o comerciante. 

Vale lembrar que existe uma outra empresa que utiliza a marca Cristal e que não tem nenhuma relação conosco, ela fica em Teresina, trabalha na mesma área e em comum só temos o nome de fantasia. Apesar da marca ser a mesma os produtos são diferentes. Assim, para quem deseja trabalhar conosco e se encontra em uma das três cidades citadas acima basta entrar em contato com a Cristal nos telefones e email mencionados neste blog.

blog 
Todo produto possui um diferencial. Qual seria então o da Cristal? Consumidores reclamaram ao blog que não estão encontrando os produtos nas prateleiras mesmo em Dom Inocêncio, qual o motivo da falta de produtos, seria a crise?

direção
Vamos por partes.  Respondendo a primeira pergunta, os produtos de limpeza são fabricados basicamente com os mesmos insumos. Como o próprio consumidor pode atestar, não existe muita diferença de um produto para outro. A maior diferença está no nível de concentração da matéria prima. 

Alguns produtos são menos concentrados, portanto mais baratos e outros optam por serem mais concentrados entregando mais qualidade para o consumidor. Assim, a quantidade de água existente no produto é que faz a diferença. Quanto menos água, mais concentrado. Este é o nosso diferencial. Buscar sempre fabricar produtos com maior nível de concentração possível, dentro da realidade do consumidor, é claro.

Quanto a falta de produtos nas prateleiras o consumidor reclama com razão. Desde que transferimos a administração da Cristal para São Raimundo Nonato em 2013 estamos acumulando perdas todos os anos. Isto sem contar que em 2014 e 2015 estivemos ocupados com cursos em Juazeiro-BA toda semana, o que nos impediu de ir a Dom Inocêncio, local da produção, com a frequência necessária. 

Com a redução dos produtos nas prateleiras, alguns clientes perguntavam se ainda estávamos fazendo os produtos. 


Gostaria de frisar que mesmo morando em São Raimundo Nonato, 
a Cristal continua em Dom Inocêncio. Estamos com representante 
atendendo aos clientes, comerciantes e consumidores, em nossa sede no bairro Alto Bela Vista para retirada de mercadorias. 

Sempre que podemos ou quando necessário estamos em Dom Inocêncio fabricando os produtos. Temos também um representante na cidade para entrega e visitas aos clientes.

Mas este ano, com curso encerrado, a dedicação será retomada e nosso desejo é poder atender aos clientes com toda a atenção que eles merecem. Ano novo, as esperanças também se renovam.

blog
 Os clientes não ficam desconfiados ao consumir algo que é produzido 
na região, mais especificamente em uma pequena cidade como Dom Inocêncio?

direção
O fato de fabricarmos os produtos em Dom Inocêncio ocorre pois lá trabalhamos com água potável recolhida das cisternas, apropriada para fabricação dos saneantes além de ter uma estrutura já montada para isso. Além disso, 80% dos clientes da Cristal residem no município.

A fabricação em São Raimundo Nonato ainda não é possível. A água que vem da Barragem Petrônio Portela mais conhecida como da "Onça" e que serve o município, nem a própria onça consegue beber. Não é de boa qualidade, não pode ser consumida e apresenta altos índices de cloro, alterações no gosto e no aspecto o que inviabiliza a produção. 

O local onde você vive não determina o seu sucesso ou fracasso. Mas sim o seu caráter, sua personalidade e sua competência. O fato de Dom Inocêncio ser uma cidade pequena, do interior, não significa que lá não se possa produzir com qualidade.

As dificuldades existem, muito mais pelo fato do isolamento do município, da escassez de água, do que pelo tamanho da cidade. O inocentino é um povo acolhedor, educado e alegre, apesar de viver em um lugar onde as dificuldades são imensas.
É claro que fica mais caro produzir em um lugar isolado e distante por conta do frete das matérias primas que acaba encarecendo a mercadoria.

Mesmo assim, as pessoas gostam de consumir produtos da região. Elas se sentem valorizadas pois estão consumindo algo que conhecem a procedência, sabem que é da nossa terra e sentem que aquilo faz parte delas. O sertanejo é famoso por preservar suas tradições, tem orgulho de sua terra e acaba sentindo o mesmo orgulho ao utilizar produtos locais. 

blog
Os produtos têm agradado aos consumidores, ou eles ainda tem resistência?
O que leva o consumidor a utilizar os produtos da Cristal e não de outra marca?

direção
É boa a pergunta e oportuna. Realmente a resistência existe por parte de consumidores mais exigentes e que não se contentam com produtos que não atendem por completo suas necessidades ou que entregam menos benefício do que prometem e acaba saindo  caro a relação custo/benefício do produto. 

Este é o motivo da nossa busca incessante em se profissionalizar e melhoria constante da qualidade.

O fato de consumir nossos produtos não significa que o cliente não utilize também outras marcas. É claro que isto ocorre.
A Cristal chegou apenas para complementar e dar mais opção ao consumidor. Não viemos para competir, mesmo porque as diferenças de qualidade existem, os produtos não são exatamente iguais e o consumidor é livre para escolher o que é melhor para ele.

blog
Como a crise afetou a Cristal em 2015?

direção
Todos os setores foram atingidos pela crise, é claro que houve redução de faturamento em todos os segmentos e com limpeza não poderia ser diferente. Mas, em nosso caso especificamente, a crise não foi a principal causa da queda no faturamento e sim o que já citamos na questão anterior que foi o afastamento que tivemos da empresa por conta de cursos em 2014 e 2015.

Não trabalhamos pensando em crise, mas sim em melhorar cada vez mais e oferecer mais qualidade ao consumidor que necessita de nossos serviços. Agindo dessa forma os efeitos da crise serão reduzidos. Devemos lembrar que o país sempre viveu em crise. Esta não é a primeira crise que o país atravessa e nem será a última. 
Acreditamos que quem trabalha corretamente não deve se preocupar com crise. Em 2015 tivemos uma queda nas vendas de 30% em relação a 2014. Mas este ano esperamos reverter a situação e fechar o primeiro ano em situação favorável desde 2012, já que trabalhamos três anos seguidos no prejuízo.

blog
E para 2016 quais são as perspectivas e as novidades?

direção
Como já adiantamos acima, 2016 deverá ser diferente dos outros anos. Buscaremos ampliar nossa carteira de clientes com ações de apoio ao comerciante. Melhorar os processos de fabricação buscando a profissionalização é outro objetivo para 2016. 

Para isto, a grande novidade no início de ano será a exposição dos produtos em displays personalizados, que são gôndolas contendo apenas produtos da Cristal e que já estão na empresa restando apenas distribuir nos pontos de venda.
Além de facilitar ao consumidor localizar os produtos, para o comerciante, que não pagará nada por isso, melhora a disposição dos produtos, já vem com a linha completa  e não precisa de muito espaço, mede apenas 50cm de largura por 1,50m altura.

O lançamento de mais dois produtos para lavar roupas, o Sabão Líquido e o Tira-Manchas, importado, com esferas que liberam todo o poder do oxigênio auxiliando na remoção de manchas são a novidade para este ano.

blog
obrigado pelos esclarecimentos

direção
Agradecemos a oportunidade de poder ter esse contato direto com os consumidores, e deixar todos a par das novidades

Oiti, a maior barragem de Dom Inocêncio, transborda após cinco anos e faz a alegria dos inocentinos

Maravilha! 
Barragem do Oiti ou barragem São Raimundo Nonato, como foi batizada, é a maior de Dom Inocêncio e possui capacidade para um milhão de metros cúbicos de água. Desde 2010 não havia mais transbordado e agora faz a alegria dos inocentinos.
 Os moradores dizem que escutam a barragem sangrando á seis km de distância.

veja vídeo de Marilene Brandão


Eitaa maravilha.... como Deus é Bom olha só a Barragem onde meus pais moram transbordando de tanta fartura de água, ela...
Publicado por Marilene Brandão em Terça, 26 de janeiro de 2016

Barragem que arrebentou em Dom Inocêncio deixou famílias desabrigadas

Riachos cheios impediram totalmente o tráfego nas estradas de Dom Inocêncio.
Estouro de barragem provocou inundações e deixou vários desabrigados.    
Com informações: Gustavo Almeida do G1-PI


Riacho na localidade Vaca Morta á seis quilômetros da sede de Dom Inocêncio impedindo o acesso ao município
As fortes chuvas que caíram no domingo (24) causaram o rompimento de barragens, inundaram bairros e isolaram todos os acessos à cidade de Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina. Pelo menos 15 famílias ficaram desabrigadas e seis delas foram transferidas para uma escola municipal localizada em uma região mais alta. Na zona rural, a enxurrada arrastou móveis e pertences de uma família.


Com as estradas totalmente interrompidas, ninguém entra ou sai do município. Até mesmo pacientes que precisam ser transferidos para outras cidades estão recolhidos em uma Unidade Básica de Saúde.

Grupamento da Polícia Militar ficou totalmente tomado pela água (Foto: Alonso Gomes/Arquivo Pessoal)
Grupamento da Polícia Militar ficou tomado pela
água (Foto: Alonso Gomes/Arquivo Pessoal)
A situação piorou após o meio dia do domingo, quando uma barragem de pequeno de porte situada a cerca de 5 km da zona urbana se rompeu e as águas invadiram algumas áreas da cidade.

De acordo com o prefeito do município, Luzivalter Santos (PSDB), o Nenê, várias outras barragens quebraram no interior e a situação na zona urbana é bastante crítica. Conforme o gestor, outra barragem situada a poucos metros do perímetro urbano, conhecida como Barragem do Edmar, também ameaça romper e reparos emergenciais como alargamento do sangrador da barragem tiveram que ser feitos para evitar uma tragédia na cidade.
Ligação com as cidades vizinhas está interrompida (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dom Inocêncio)
 inocentinos atravessando Riacho da
Santana á 18km da sede de Dom Inocêncio
"Temos outra barragem aqui ao lado, a do Edmar, cuja água já estava passando por cima da parede e poderia transbordar a qualquer hora. Mandamos uma máquina da prefeitura com urgência fazer outro sangradouro do outro lado para evitar o rompimento. O bairro Morada Nova, na parte mais baixa da cidade, ficou totalmente inundado e tivemos que retirar algumas famílias", disse.

Além dos prejuízos com as inundações, a cidade de Dom Inocêncio está praticamente incomunicável. O município ficou sem energia elétrica, sinal de telefonia móvel e internet desde a manhã do domingo. Sem ligação asfáltica e com a cheia dos riachos, o município sertanejo está totalmente isolado das cidades vizinhas.

Uma equipe da Eletrobras foi deslocada na manhã desta segunda-feira (25) de São Raimundo Nonato, a 104 km de Dom Inocêncio, para fazer a retomada do fornecimento de energia. Sem ter como passar pela estrada entre as duas cidades, a alternativa foi tentar dar a volta e entrar pelo município de Casanova na Bahia, se não for possível, o serviço deve continuar sem conserto.

"Hoje tivemos um paciente com hemorragia que precisava ser transferido para São Raimundo Nonato, mas a gente achou melhor não transferir devido ao grande volume de água no riacho. Na estrada para Petrolina havíamos colocado dois carros, um de cada lado, e adquirimos um bote para atravessar pacientes que precisam fazer hemodiálise", contou o prefeito.
Profissiomais da saúde têm dificuldades para chegar à cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dom Inocêncio)
Profissionais da Saúde atravessando Riacho da Santana á 18km da sede de Dom Inocêncio
Ainda de acordo com o gestor, a prefeitura irá decretar estado de emergência nesta segunda-feira (25). Ele ressaltou que se o nível dos riachos não baixar a cidade deverá enfrentar outro problema grave nos próximo dias. Com veículos impossibilitados de chegar ao município, o comércio pode ficar desabastecido.
"Por enquanto não estamos enfrentando problemas de desabastecimento. Os postos de combustíveis, por exemplo, haviam sido reabastecidos há três dias e ainda têm o produto. Mas se continuar dessa forma a situação vai piorar o podemos ter desabastecimentos nos comércios da cidade", completou o gestor.

Parte da cidade ficou debaixa d'água no domingo (24) (Foto: Josa Coelho/Arquivo Pessoal)
Parte da cidade ficou debaixa d'água no domingo
(24) (Foto: Josa Coelho/Arquivo Pessoal)

Problema antigo
Desde que foi emancipado em 1989, o município de Dom Inocêncio convive com o isolamento. A cidade fica a 104 km de São Raimundo Nonato, sendo a mais distante de todas as que integram o território Serra da Capivara. Os acessos ao município são por estradas de chão e os problemas de tráfego se repetem sempre que chove.
Motoristas enfrentam atoleiros, ladeiras escorregadias e muita buraqueira para poderem chagar a cidade. A situação fica mais crítica quando a cheia dos riachos interrompe completamente a ligação do município com as outras cidades. Somente entre São Lourenço do Piauí e Dom Inocêncio são três riachos de grande porte que cortam a estrada.
Famílias ficaram desabrigadas após rompimento de barragem (Foto: Alonso Gomes/Arquivo Pessoal)
Sede de Dom Inocêncio ficou tomada pelas águas. Na foto á esquerda, o prédio da nova delegacia.

Obra parada
Após anos de promessas, o asfaltamento da estrada começou a ser feito em 2011 pelo governo do estado. No entanto, dos 85 km entre São Lourenço do Piauí e Dom Inocêncio, apenas 13 km foram asfaltados e só uma das três pontes foi concluída. As obras pararam no início de 2012 e há mais de três anos os moradores cobram a retomada dos serviços.

Em contato com o Departamento de Estradas de Rodagens (DER), o G1 foi informado de que a direção do órgão e a equipe de engenharia estavam reunidas para tratar sobre os trechos comprometidos pela ação das últimas chuvas. O cronograma para reparo dessas rodovias ainda será elaborado.