quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

De cara nova, Cristal registra aumento na demanda por produtos, mas ainda opera sem lucro

"Na contramão da crise"


A Cristal produtos para limpeza, localizada em Dom Inocêncio-PI, registrou aumento de cerca de 25% na demanda por produtos neste em 2016 em relação ao ano passado.

"Estivemos mais focados no atendimento ao cliente e realizamos algumas ações no ponto de venda procurando atender a demanda. Uma delas é o display exclusivo de produtos que facilita a visualização pelo cliente. 

O fato de ser uma empresa que nasceu em nossa terra, no território da Serra da Capivara, precisamente em Dom Inocêncio, é o nosso principal diferencial  que favorece o relacionamento com o consumidor que prefere adquirir produtos de sua região promovendo o desenvolvimento local  e valorizando o cliente com produtos que ele conhece bem a procedência.

Apesar do aumento da demanda, a Cristal ainda não está obtendo lucros nas operações e continua apresentando perdas, sobretudo no custo de manutenção do veículo recém adquirido por conta das viagens de São Raimundo a Dom Inocêncio trafegando em uma estrada que ainda não está pavimentada. A produção ainda continua em Dom Inocêncio.

As despesas fixas incluindo combustíveis, manutenção de veículos, divulgação e comissões somaram cerca de seis mil reais no ano. O lucro bruto no ano alcançou apenas quatro mil reais. Portanto, a empresa teve que arcar com um prejuízo de dois mil reais em 2016. 

Registramos aumento na demanda, mas ainda não o suficiente para sair do vermelho. Os custos subiram mais que as vendas o que inviabilizou a lucratividade, salientou a administração. Este ano a previsão é de aumentar o atendimento ao consumidor com a abertura de novos clientes ou postos de vendas.
Desinfetantes lideraram as vendas em 2016


Transporte

Outra ação importante foi a aquisição de um veículo para o transporte de produtos que facilitou o atendimento ao distribuidor", frisou Raimundo Campos, responsável pela Cristal.

A aquisição do transporte facilitou também a entrega de produtos em São Raimundo Nonato. "No início, o atendimento em São Raimundo era feito para um cliente apenas e a mercadoria seguia nas vans que fazem o transporte de passageiros o que dificultava a chegada dos produtos, agora com o veículo estamos atendendo a uma base maior de clientes aumentando a frequência no atendimento", pontuou o administrador.

Fazendo a roda girar

O consumidor não faz ideia do grande benefício que ele gera em sua localidade e no município  ao consumir um produto fabricado em sua região. A Cristal tem consciência disso e se orgulha de poder contribuir para o crescimento de São Raimundo, Dom Inocêncio e nossa região dando preferência em adquirir matéria-prima e serviços de parceiros destas localidades.

Para produzir, uma empresa necessita de vários insumos e serviços que são adquiridos no próprio local. Isto acaba gerando trabalho e renda para outras empresas locais e impostos que também são aplicados na localidade o que acaba melhorando a vida das pessoas e fazendo a roda girar. 

Talvez se soubesse ou lembrasse desta relação de causa e efeito, o consumidor pensaria duas vezes ao adquirir um produto que vai gerar benefício e criar riqueza para outras regiões ou outros estados. Isto explica, em parte, por que ainda somos uma região com poucos recursos para serem aplicados em benefício da população. Falta a consciência e vontade de fazer com que os recursos fiquem em nossa terra sem precisar sair para promover o desenvolvimento em outras regiões.
  
Produção

Por uma questão de logística a produção continua sendo feita em Dom Inocêncio. "A água da barragem da Onça que abastece São Raimundo, apesar de tratada, é imprópria para o consumo e consequentemente para a fabricação de produtos. Assim, continuamos a produzir em Dom Inocêncio onde temos água captada nas cisternas adequada a produção."
Já os produtos que apresentaram maior procura foram os desinfetantes disponíveis em cinco aromas, em seguida a linha de lava louças, limpa alumínio e detergente. A linha de lavanderia, sabão líquido e amaciantes ficou em 3º lugar, seguidos da cera líquida e o lustra móveis.


Sabão Anita, nova aposta da Cristal, ideal para
lavagem de roupas no tanquinho e na máquina

"Da linha de sete produtos o único que não fabricamos é o lustra móveis devido a sua complexidade e alta concentração. Ele é feito a base de silicone e possui várias utilidades na limpeza e polimento de objetos de madeira, ferro, plásticos e outros materiais."

Dois produtos, limpa alumínio e cera líquida, são adquiridos em São Paulo  e manipulados na Cristal, o restante é fabricado totalmente em Dom Inocêncio.
Amaciante para roupas
Dom Inocêncio

O atendimento aos lojistas de Dom Inocêncio também foi modificado. "antes a responsabilidade pelas visitas era exclusivamente nossa, mas morando em São Raimundo torna-se inviável o atendimento contínuo, hoje já contamos com colaboradores em Dom Inocêncio que visitam  os distribuidores na sede do município", esclareceu o professor.

A respeito da falta de produtos na prateleira de algumas lojas, a administração esclarece que está se esforçando para não haver rupturas. 

" Na verdade estamos fazendo o possível para evitar a descontinuidade no atendimento que aumentou com a expansão dos clientes, mas é preciso deixar claro que a responsabilidade pelo sortimento de produtos nas prateleiras é do próprio lojista que precisa nos comunicar para fazer a reposição. Não está havendo falta de produtos em estoque, apenas em algumas ocasiões não estamos sendo avisados a tempo de repor o produto na prateleira quando o cliente precisa e não podemos fazer isso sem autorização do lojista". 

Contato 

Dom Inocêncio
Netinha - 015 89 98107-0811
Zé Carlos - 015 89 98111-2125

São Raimundo 
Raimundo - 015 89 98123-3794 whatsapp
Marilde - 015 89 98103-3938





Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.