terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Internet muda a vida das pessoas no interior de Dom Inocêncio

por Gustavo Almeida do Acesse Piauí


Torre recebe sinal de internet na comunidade Ladeira, a 67 km da cidade (Foto: Silvio Mendes)

O município de Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina, tem registrado um avanço significativo no número de domicílios conectados à internet. Apesar de ainda estar longe da média nacional, onde mais da metade da população já acessa a rede mundial de computadores, o município piauiense vêm elevando seus índices de conexão.

A chegada do sinal de telefonia móvel há cerca de sete anos e alguns serviços privados de distribuição fizeram com que o município desse um salto de conexão. Atualmente, são três tipos de serviços de distribuição, sendo a internet móvel da operadora Vivo, a da Oi Velox e outros provedores privados que também fornecem o serviço.

A expansão da cobertura de energia elétrica nas comunidades rurais tem possibilitado a ampliação dos serviços de internet e o que para muitos era um sonho distante até bem pouco tempo, hoje tem virado uma realidade. Moradores de localidades distantes da cidade já utilizam a internet em computadores e telefones celulares.

       
Assim como Dilma, a jovem Maria Ravena, de Ladeira, se conecta à internet pelo celular        
A localidade Ponta da Serra é uma das mais distantes da zona urbana, localizada a 78 km da sede do município. Encravada no meio da caatinga, próximo a divisa com a Bahia, o lugarejo passou a ter conexão com a rede mundial de computadores. Na casa da estudante Dilma da Silva Amorim, 17 anos, a internet já é uma realidade.

"A internet trouxe muitos benefícios porque hoje eu tenho a possibilidade de fazer pesquisas para os trabalhos da escola. Com a internet vamos ter a possibilidade de nos informar mais e ter acesso à muita coisa que não tínhamos antes", contou a estudante que cursa a 2ª série do ensino médio. 

Dilma é apenas uma entre os milhões de brasileiros que passaram a usar a internet nos últimos anos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2014) divulgada em novembro desse ano, 9,8 milhões de pessoas com mais de dez anos passaram a acessar a rede mundial de computadores entre 2013 e 2014, um crescimento de 11,4%.

No Piauí, a pesquisa mostrou que o percentual de domicílios particulares com microcomputadores conectados à internet saltou de 4,04% em 2004 para 18,28% em 2014. Em toda a região Nordeste, o salto foi de 4,93% para 27,73% no mesmo período.

Outro que também destaca a importância da chegada da internet é Silvio Mendes, líder político da comunidade Ladeira, a 67 km da zona urbana de Dom Inocêncio. De acordo com ele, a nova ferramenta de comunicação e informação vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento da comunidade, que historicamente enfrentou problemas de comunicação devido à distância.

Chegada da internet mudou realidade na comunidade Ladeira (Foto: Silvio Mendes)

"A internet mudou completamente a rotina da nossa comunidade. Agora não precisamos mais sair de casa para resolvemos questões simples ou dar um recado, pois muitos moradores já resolvem seus negócios pelo WhatsApp. Além disso, nossos familiares que moram Brasil afora nos enviam notícias em tempo real pelas redes sociais e isso traz a sensação de proximidade com eles", relata.

Para quem apostou na distribuição de internet como uma oportunidade lucrativa, a iniciativa parece ter dado certo. Os irmãos André Dias e João Neto começaram a empreender no segmento ainda em 2008, ofertando um serviço via satélite, até então considerado limitado, apenas para a zona urbana. Sete anos depois, os jovens expandiram a oferta e hoje contam com sinal de internet em seis localidades da zona rural.

"Foi muito complicado no início, pois a única forma de internet que cobria essa região era via satélite, um sistema caro e de qualidade limitada. No início de 2015, sofrendo com a perda de qualidade da internet que era contratada, montamos um projeto ambicioso para trazer internet de boa qualidade para Dom Inocêncio. Depois de termos alcançado êxito, vimos que também era possível fazer a distribuição para a zona rural", disse João.

Usuária tem internet em casa na comunidade Floresta, zona rural (Foto: Silvio Mendes)

De acordo com ele, a demanda de contratação do serviço de internet na zona rural só tem crescido. Ele conta que seu serviço de distribuição atende atualmente cerca de 60 residências espalhadas pelas comunidades Ladeira, Ponta da Serra, Garcia, Riacho Seco, Lagoa dos Currais e Sítio da Gaita, além de três comunidades do vizinho estado da Bahia.

"A demanda de clientes tem sido além do esperado. Hoje já distribuímos internet para mais de 60 residências na zona rural. Isso é muito gratificante para nós sabermos que de alguma forma estamos contribuindo para o desenvolvimento dessas comunidades e também aumentando o conhecimento dessas pessoas", afirmou.

Redes sociais já são realidade na casa da jovem Vitória Aparecida, na comunidade Floresta 

Segundo João, a velocidade média da internet oferecida varia entre 400 kbts e 2 megas. O sistema de distribuição dos irmãos vem da vizinha cidade de Casa Nova, na Bahia. São mais 100 km de rede da cidade baiana até Dom Inocêncio. "Era o lugar mais próximo que o provedor tinha cobertura. E aproveitamos essas torres que foram montadas para fazer o enlace e fizemos a distribuição para essas comunidades da zona rural", concluiu.

Somente com a torre localizada em Ladeira, o sinal abrange diversas outras comunidades próximas como São Julião, Campo Largo, Ponta da Serra, Areias e Floresta.

fonte: http://acessepiaui.com.br/index.php?pg=ver_coluna&id=2528

Seca na Barragem de Sobradinho expõe ruínas de Remanso Velho e Casanova na Bahia

Veja abaixo vídeo da antiga Remanso postado por Adelaido Viana



Seca expõe ruínas de cidades inundadas para a construção da barragem de Sobradinho no fim da década de 1970
Seca expõe ruínas de cidades inundadas para a construção da barragem de Sobradinho no fim da década de 1970
O vento forte movimenta as águas no lago de Sobradinho (Bahia). E as ondas que se formam quebram diante dos degraus da porta de uma das casas tomadas pelo rio São Francisco após a construção da barragem, no final da década de 1970. De pé sobre o alicerce quebrado, Carlos de Castro, conhecido como Cacá, 63, se lembra dos dias em que frequentou o local, na antiga cidade de Casa Nova (BA). Ali morou o seu sogro e sua atual mulher, à época namorada.

Nos quase 40 anos da construção da barragem, esta é a primeira vez que as ruínas de Casa Nova aparecem devido à redução do nível do lago. É possível distinguir alguns detalhes das casas, como as pias de lavar roupa, o azulejo branco e as caixas d'água.

A falta de chuva na nascente do rio São Francisco, em Minas Gerais, tem comprometido o reservatório. A chuva irregular já dura, pelo menos, quatro anos e o resultado é o mais baixo nível de água que já se viu nas quase quatro décadas de Sobradinho. No último dia 3, o volume do lago chegou a 1,11% da sua capacidade.

"Estar no lugar onde você nasceu e se criou faz passar um filme na cabeça", lembra Castro, que hoje é secretário da Agricultura e do Meio Ambiente do município.
Ele se lembra do nome dos moradores de todas as casas vizinhas e aponta para o muro do cemitério. A alvenaria de alguns jazigos hoje está aparente.

Em Remanso (BA), o tempo parece voltar atrás quando as águas retidas na barragem de Sobradinho assumem o antigo curso natural do Velho Chico. O nível da água baixou e se afastou cerca de 7 km da margem, revelando o antigo cais da cidade. Essa é também a distância entre a velha e a nova Remanso... (continua)
 

Mercadinho Pinga Pinga em Remanso avisa que já está com novo estoque da linha completa de produtos da Cristal.
Aproveite os preços e faça uma visita ao Pinga Pinga que está localizado na quadra 13, ao lado do BNH.