domingo, 13 de setembro de 2015

Inocentino pede estátua para Padre Lira. "Ele era uma lenda viva", afirmou ex-prefeito Inocêncio, filho de Padre Lira

Avião com corpo de Padre Lira teria sobrevoado sede de Dom Inocêncio e Fundação Ruralista, garante inocentino

Os inocentinos estão chegando em carreata à São Raimundo para prestar a última homenagem ao grande heroi e criador do sonho que hoje se transforma em realidade, fazer brotar a flor do galho seco e que nunca há de murchar.

Image title
Padre Manoel Lira Parente        foto: meio norte.com
A população de Dom Inocêncio está de luto com o falecimento do grande líder inocentino Padre Lira, ocorrido na manhã de domingo (13/09) em Teresina . O corpo do líder religioso está sendo velado na catedral de São Raimundo Nonato onde será sepultado às 16:00 desta segunda (14/09) ao lado do bispo Dom Inocêncio Lopes Santa Maria, seu mestre e quem o iniciou no celibato.


Chegada da caravana de Dom Inocêncio para a celebração fúnebre na Igreja Matriz de São Raimundo Nonato imagem: Marcelo Damasceno

O prefeito inocentino Nenê decretou sete dias de luto oficial e muitas pessoas estão sugerindo diversos tipos de homenagem ao fundador do município. Entre as sugestões, o inocentino José Vitor Barbosa, desejando eternizar a memória de Padre Lira,  pediu ao poder municipal  através do facebook, que seja erguida uma estátua do grande educador e religioso. Veja o trecho da postagem:

" Hoje as pessoas de Dom Inocêncio estão em luto... Pois a pessoa mais importante da nossa cidade faleceu, queria dizer mesmo não estando mais com a gente, o senhor será sempre lembrado e eternizado, pois com sua garra, e força conseguiu dar esperanças a nosso povo sofrido... 
Queria poder dizer essas palavras pessoalmente ao senhor, mais onde quer que esteja sempre lembraremos de você!!!!!!!!!
Obrigado por tudo!!! Padre Lira!!!
Queria pedir as pessoas que comandam Dom Inocêncio que construíssem uma estátua desse homem!!!!!

Avião teria mudado de rota

Conta-se em Dom Inocêncio que o avião que trouxe o corpo de Padre Lira de Teresina à São Raimundo mudou a rota e sobrevoou a sede do município que ele criou e a Fundação Ruralista dando três voltas em voo rasante. A informação ainda não foi confirmada. O inocentino Josivaldo Dias Gomes afirmou que viu o avião voando baixo na sede. 

"Não tem como não se arrepiar com esse sobrevoo do corpo do Padre Lira por Dom Inocêncio...acho que até os passarinhos que já estavam dormindo, acordaram pra se curvar diante do grande mestre" destacou Josivaldo.

O jornalista inocentino Marcelo Damasceno que está em Teresina e acompanhou a partida de Padre Lira, afirmou que foi apenas uma coincidência.

"Foi só uma coincidência. O horário que o tal avião disse que passou em D.I não estava nem com 30 minutos que ele havia saído de Teresina. Pela distância e principalmente por lógica, se realmente esse avião fosse sobrevoar a cidade de Dom Inocêncio todo mundo teria visto.

Consultei várias pessoas e ninguém viu. Aliás dizem que ouviram barulho de algo semelhante a um avião passando a muito pés de altura. Nada mais é do que aviões que passam normal." esclareceu Damasceno.


Velório de Padre Lira na Catedral de São Raimundo Nonato. No centro, de branco e de costas, abraçada com os cabelos já grisalhos, Dona Maria da Conceição Leal, companheira que sempre esteve ao seu lado, até o dia de sua partida.
imagem: Marcelo Damasceno

O ex-prefeito e filho do padre Manoel Lira Parente com Dona Conceição Leal, Inocêncio Leal Parente, afirmou que a morte do sacerdote é uma perda irreparável.“Para mim como filho é uma perda irreparável. Muitas pessoas estão me ligando para agradecer o que ele fez por elas, não como político, mas como ser humano. 

É uma perda de uma referência em São Raimundo Nonato e Dom Inocêncio. Ele era uma lenda viva. Foi ele quem fez tudo por Dom Inocêncio. Ele foi prefeito pela primeira vez em 1989 e seu último mandado se encerrou em 2008. A luta dele foi para fixar o homem no campo e criar condições de vida  no semiárido. Ele foi pioneiro na construção de cisternas e sempre teve essa batalha. 
Depois que adoeceu e se afastou, houve até um empobrecimento da população de Dom Inocêncio, já que ele conseguia recursos de fora do Brasil. Ele trabalhou mais como criador da fundação, do que como político”, falou o filho de Padre Lira.
Image title
Inocêncio Leal Parente, ex-prefeito de Dom Inocêncio e único 
filho de Padre Lira.                              foto: meio norte.com


Fundador de Dom Inocêncio, padre Lira morre aos 96 anos em Teresina. Sete dias de luto em Dom Inocêncio e três dias em São Raimundo Nonato, decreta prefeitos.

"Dom Inocêncio de luto". Dom Inocêncio perde seu maior líder


Padre Lira faleceu em Teresina nesta manhã de domingo (13/09) e será sepultado na catedral de São Raimundo na segunda (14/09). 
Educador e líder religioso, padre Lira dedicou toda uma vida a ajudar os mais necessitados, sobretudo em Dom Inocêncio município que fundou em 1988 sendo prefeito por três mandatos.

Deixou Dom Inocêncio em 2010  onde residiu por mais de 50 anos dedicados a ações de combate a pobreza, a falta d'água e o analfabetismo. Um verdadeiro exemplo de vida. Descanse em paz.

Padre Lira no lugar que mais gostava, 
ao lado de seus pupilos no Colégio Municipal Dom Inocêncio
imagem: Prof. Ivandete Oliveira 
Dom Inocêncio-PI, vista do bairro Aeroporto. foto: Marcelo Damasceno

Morreu na manhã deste domingo (13), no hospital da Unimed, o Padre Manuel Lira Parente. Ele tinha 96 anos e faleceu vítima de falência múltipla de órgãos. O religioso é o responsável pela fundação do município de Dom Inocêncio, a 615 km ao sul de Teresina. 
O corpo será velado em Teresina até às 15h na funerária Mundial, ao lado do hospital HTI Sul, segue para a cidade de São Raimundo Nonato. O enterro acontece nesta segunda-feira, às 16h, na igreja matriz do município.
Padre Lira desenvolveu várias ações no semiárido piauiense que o credenciaram pela população a administrar Dom Inocêncio por três vezes. Ele foi o primeiro gestor do município que ajudou a criar.
O ex-prefeito decidiu aos 12 anos que seria padre. Ordenado em 1945, ele fundou o ginásio Dom Inocêncio, em São Raimundo Nonato, onde foi professor e prefeito no ano de 1954.

A Fundação Ruralista é, no entanto, seu maior trabalho. Fundada em 1963 em Dom Inocêncio, ela possibilitou a abertura de escolas, construção de estradas, e a chegada de água para a população que sofre com a seca todos os anos. Em 2001, o projeto Bordados da Caatinga, projetou as ações da Fundação pelo país, e formou mais de mil artesãs.

Em 2009, o padre recebeu o recebeu o troféu Piauí Que Trabalha, da TV Cidade Verde, pelos seus feitos em prol do combate a seca.