domingo, 30 de agosto de 2015

Somente três pessoas do século de 1800 ainda estão vivas. Todas são mulheres.



você já imaginou que, em pleno 2015, ainda temos pessoas nascidas no século retrasado? Pois é. Tem gente por aí realmente levando a sério algumas dicas para viver mais, pelo jeito. 
A lista a seguir se torna ainda mais interessante se considerarmos que estas mulheres se mantiveram vivas até hoje apesar de presenciarem tempos de guerra, enfrentarem problemas de saúde mesmo quando a Medicina contava com menos recursos e, além de tudo, viram de perto as mudanças tecnológicas que envolveram desde o surgimento da TV até os mais recentes avanços da internet. É realmente muita história para se colocar no currículo. Estas são elas:

Jeralean Talley, americana nascida em 23 de maio de 1899, com 116 anos 03 meses e 7 dias, é a pessoa mais velha do mundo atualmente
FILE- In this May 22, 2014 file photo, Jeralean Talley poses for a photo in Inkster, Mich. The 115-year-old Detroit-area woman, born on May 23, 1899, tops a list maintained by the Los Angeles-based Gerontology Research Group which tracks the world's longest-living people. Gertrude Weaver, a 116-year-old Arkansas woman who was the oldest documented person for a few days, died on Monday, April 6, 2015. (AP Photo/Detroit Free Press, Elisha Anderson) DETROIT NEWS OUT; NO SALES Foto: Elisha Anderson / AP

Susannah Mushatt Jones, dos EUA, nascida em 6 de julho de 1899, com 116 anos 01 mês e 24 dias é a segunda mais idosa do mundo

Emma Morano, da Itália, nascida em 29 de novembro de 1899, com 115 anos completos é a terceira mais velha do mundo

Jeralean Talley nasceu no estado de Georgia, no sul dos Estados Unidos, e viveu, enquanto jovem, numa quinta onde apanhava algodão. Teve apenas uma filha com o marido com quem esteve casada 52 anos. 
Também Susannah Mushatt Jones é originária do sul, do estado do Alabama, mas vive em Nova Iorque. Susannah nunca fez uma mamografia nem uma colonoscopia, mas também nunca fumou, nunca usou maquilhagem, nem nunca pintou o cabelo.

A única europeia nascida no século XIX é Emma Morano, italiana e nascida nos últimos dias do século, em novembro de 1899. 

Morano, considerada "a avó de Itália", tem hábito de comer sempre um ovo cru e um cozido todos os dias, como lhe foi recomendado por um médico quando tinha apenas 20 anos, e diz que se encontra "bem, tranquila, como um Papa".

As outras duas sobreviventes do século retrasado que ainda estavam vivas em 2015 e que faleceram neste primeiro semestre são:

Misao Okawa, do Japão, ostentava o título de mais idosa do mundo, nascida em 5 de março de 1898 e faleceu em janeiro de 2015 dois meses antes de completar 117 anos.


Gertrude Weaver, dos EUA, nascida em 4 de julho de 1898, faleceu recentemente aos 116 anos e foi a sétima pessoa que viveu mais em todos os tempos.