quarta-feira, 15 de abril de 2015

Enigma de matemática em prova de Cingapura faz mundo 'quebrar a cabeça'

Foto: Thinkstock
Não é todo dia que um problema matemático se torna viral na internet.   Uma escola secundária em Cingapura conseguiu realizar essa façanha.
O interesse foi tanto que o problema foi parar em portais de notícias no Reino Unido e um programa de TV até convidou um matemático para explicar ao público - passo a passo - como chegar a sua solução (veja link no final do texto).
O fenômeno surgiu quando o apresentador de TV de Cingapura Kenneth Kong publicou o problema em seu perfil em uma rede social.
A princípio, pensou-se que o enigma havia sido criado para crianças de 10 anos de idade, o que acabou provocando críticas de que o sistema educacional de Cingapura, porque o público considerou a questão matemática difícil demais para crianças tão jovens.
Mas depois Kong esclareceu que o problema foi criado para estudantes de 15 anos que participavam na semana passada da Sasmo (sigla da Olimpíada de Matemática de Cingapura e de Escolas Asiáticas).
Os organizadores do evento disseram que o problema visava selecionar os melhores do grupo. Mesmo assim, a questão levou muitos internautas a ver o problema como explicação para a razão de Cingapura estar entre os primeiros países nos rankings internacionais de matemática.
Então, se você quiser competir com um estudante de Cingapura, apresentamos abaixo o problema.
Alberto e Bernard acabam de conhecer Cheryl e querem saber qual é a data do aniversário dela. Cheryl dá a eles uma lista com 10 datas possíveis.
15 de maio, 16 de maio, 19 de maio
17 de junho, 18 de junho
14 julho, 16 de julho
14 de agosto, 15 de agosto, 17 de agosto
Cheryl conta então, para Albert, o mês e, para Bernard, o dia.
Albert: "Não sei quando é o aniversário de Cheryl, mas sei que Bernard também não sabe."
Bernard: "A princípio não sabia quando era o aniversário de Cheryl, mas agora já sei."
Albert: "Então eu também sei quando é o aniversário dela."
Então quando é o aniversário de Cheryl?
Veja aqui a solução do enigma