terça-feira, 20 de janeiro de 2015

"Fundação Ruralista está abandonada" alerta jornalista inocentino Marcelo Damasceno

do perfil de Macelo Damasceno
 
O jornalista inocentino Marcelo Damasceno relatou o atual estado em que se encontra a  Fundação Ruralista localizada em Dom Inocêncio e que outrora foi sinônimo de progresso e desenvolvimento na região. Fundada por Padre Lira nos anos 60, a autarquia foi durante décadas um exemplo de administração eficiente e de ajuda comunitária em todo o município, hoje vive praticamente entregue ao abandono. 
Acompanhe o relato da atual situação da Fundação nas palavras do jornalista:

"Fiquei impressionado com o abandono que se encontra a Fundação Ruralista como um todo. O que falar da Maternidade Peggie Benton 1973 (foto) na época a primeira maternidade rural do Nordeste.
Quantos inocentinos hoje bem sucedidos na vida e com boa saúde nasceram aqui, mas hoje estão há quilômetros de distância dessa singela casa rústica com telhados envelhecidos e alpendres acolhedores que há anos deu apoio e local ideal para que muitas mães em seus últimos instantes de espera e dor pudessem dar início aos trabalhos de parto, sobre o acompanhamento de dona Belinha, Gildinha, Domingas e outras... pudessem dar á luz a sua primeira cria com uma garantia que estava no lugar certo e na hora certa sobre os olhares atentos de Nossa Senhora do Bom Parto e a atenção especial da padroeira do lugar Nossa Senhora das Mercês.
Quantos pais de família saíram com seus filhos recém nascidos por essa tímida  porta azul, que hoje está entregue às traças, as folhas secas e fezes de andorinhas.
No local nem a placa com o letreiro da maternidade existe mais.
Eu fui um dos milhares que nasci aqui nessa casa pequena no tamanho, mas grande no compromisso e no acolhimento.
Hoje restam as lembranças de um lugar que um dia já foi referência chamada Fundação Ruralista.
Obs: o primeiro bebê que nasceu nessa maternidade foi o José Neto (capota) e Joseane da Elza do Tidim, assim me revelou um dia dona Belinha em uma conversa informal."
Jornalista,
Marcelo Damasceno