terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Está pensando em abrir uma franquia? Cuidado, nem tudo são flores como eles dizem. Confira dez dicas do criador da Boticário e veja a verdade sobre as franquias contada pelos próprios franqueados

Miguel Krigsner
Criador da maior rede de franquias do Brasil –O Boticário, de acordo com o ranking anual da ABF (Associação Brasileira de Franchising)–, o boliviano Miguel Krigsner, 62, é visto como um exemplo de empresário de sucesso por muitos empreendedores.
O Grupo Boticário –que também engloba as marcas Eudora, Quem disse, Berenice? e The Beauty Box– fechou o ano de 2013 com mais de 3.600 lojas no país. Praticamente o dobro de unidades da segunda colocada no ranking da ABF, a Unepxmil 48Horas, franquia de rastreamento veicular, que contabilizada quase 1.800.
O faturamento acima dos R$ 8 bilhões no varejo, divulgado pela empresa, também é motivo de comemoração para Krigsner.
Para ajudar empreendedores a tirarem a ideia de negócio do papel em 2014, o empresário listou, a pedido do UOL, dez dicas para criar um negócio de sucesso.

1. Escolha um ramo do qual goste

Segundo Krigsner, o empresário precisa ter paixão pelo que faz e ser feliz no dia a dia da empresa, afinal a maior parte do tempo será dedicada a ela. "Eu gosto muito de empreender e do segmento em que atuo. Acordo todo dia com vontade de trabalhar", diz.Todos os franqueados se sentem donos de O Boticário, afirma o empresário.

2. Tenha um diferencial

Para o fundador da rede O Boticário, ter um diferencial competitivo é fundamental para que pequenas empresas consigam fazer frente às grandes. E não precisa ser algo inovador, segundo ele. Atender bem o cliente, cumprir prazos e oferecer produtos de qualidade são pontos que podem fazer um cliente se tornar fiel ao negócio.

3. Assuma riscos

Empreender é uma atividade de risco, segundo Krigsner. Por isso, é preciso sempre se planejar e calcular cada passo da empresa para minimizar as chances de fracasso. "É preciso coragem para assumir riscos e enfrentar as dificuldades, principalmente no início", afirma. O Miguel, quando começou, não tinha nada, apenas 4 sócios (ele e mais 2 estudantes de bioquimica como ele, e um professor da faculdade que faziam) e a ideia de abrir uma farmácia de manipulação. Primeira máquina comprada: uma batedeira (dessas de cozinha), acho que Arno ou Walita... prá mexer os cremes...

     4. Valorize a equipe

    Nenhum empresário alcança o sucesso sozinho, ele precisa de uma equipe que faça o negócio a prosperar. Segundo Krigsner, é importante que todos os funcionários envolvidos nas conquistas da empresa sejam reconhecidos, valorizados e estimulados a permanecerem na corporação.

    5. Seja transparente

    A credibilidade de uma empresa se constrói com honestidade e transparência, de acordo com o criador da rede O Boticário. Prometer apenas o que pode ser cumprido e não subestimar clientes e fornecedores são algumas atitudes que podem contribuir para a construção de uma imagem sólida.

    6. Tenha visão de negócio

    Segundo Krigsner, o empreendedor precisa olhar à frente, ter clareza de onde quer chegar. Ele precisa ter objetivos e metas claras e não enxergar o negócio apenas como um ganha-pão.  "Nunca me passou pela cabeça que O Boticário chegaria aonde chegou. Mas sempre me passou pela cabeça o sonho de fazer algo grande", declara.

    7. Preocupe-se com a comunidade

    Uma empresa, no entanto, não deve ser focada somente em resultados financeiros, segundo Krigsner. É preciso considerar o impacto causado na comunidade e pensar em formas de melhorar a vida dessas pessoas.

    8. Aperfeiçoe-se com o tempo
    Para Krigsner, o empresário não pode parar no tempo e deve investir no aperfeiçoamento pessoal.  "Não existem fórmulas prontas para o sucesso, mas o empreendedor tem de buscar informação e usar a própria experiência no mercado para melhorar o negócio e fazer a empresa crescer", diz.

    9. Levante-se após um tombo

    Para o criador do Grupo Boticário, um empresário deve ter a capacidade de se levantar após um tombo e retomar o curso do negócio. Segundo ele, nem todas as ações de um negócio são bem-sucedidas e, por isso, é necessário avaliar os erros e recomeçar de uma maneira diferente.

    10. Tenha paciência

    É normal que um empreendedor, especialmente no início do negócio, espere resultados e lucro rápidos. No entanto, Krigsner diz que prosperidade, maturidade e experiência vêm com o tempo.
    "Uma empresa sólida não é construída de uma hora para outra. É preciso ter paciência para entender e aceitar isso como um processo natural."

    Veja agora a verdade sobre as franquias no Brasil contadas pelos próprios franqueados

    1. Com uma única franquia você vira apenas mais um funcionário da marca
    A viabilidade de uma franquia depende do quanto você tem para investir assim para obter algum lucro é necessário mais que duas lojas, depende do produto vendido. Também, prepare-se para fazer a faxina, trabalhar além de segunda a sexta, sábado, domingo e feriados e muito mais que 8 horas diárias. O conselho é estude, pesquise e leia muito. Assista às palestras gratuitas dos franqueadores. Desconfie muito. Analise seu perfil com muita honestidade. Não existe receita milagrosa. Não faça de seu sonho um pesadelo. O aprendizado pode ser bom, resta saber se você tem estômago para isso.   
     Antônio De Pádua Mikó

    2. Se a empresa vai mal, você passa a não interessar para o franqueador que detém a marca

    Sou um de uma marca renomada, e minha vida virou de pernas pro ar com essa empresa. Não aconselho a ninguém entrar neste mercado, pois é verdadeiramente uma tremenda furada e você passa a viver um pesadelo. Como se não bastasse todos os problemas que adquirimos com uma franquia, ainda somos vistos pelos franqueadores como lixo.Ser franqueado NÃO recomendo!!!   Alex Fort 

    3.  Nem tente sair,pois não será tão fácil assim  
     Sou franqueado Cacau Show. Tento há dois anos me desvincular da franquia mas estou tão amarrado que não vale a pena sair. Crescer é difícil e realmente eles merecem todos os méritos, mas manter-se lá em cima ás custas dos outros, como Alexandre Costa faz com seus franqueados, ái é complicado. Aponto vários franqueados descontentes,a maioria.
    Alex Fort

    4. “A quantidade de franqueados fracassados é muito superior à quantidade de lojas fechadas"
    O Franqueador não vende o produto, vende a franquia. Quando um franqueado vende a sua loja para outro franqueado e sempre por um valor inferior ao gasto na montagem, esse evento esconde o insucesso do franqueado anterior. Quase sempre, o franqueado comprador, possui outras lojas. Conclusão: “A quantidade de franqueados fracassados é muito superior à quantidade de lojas fechadas”. Você vai ouvir do palestrante que poucas lojas foram fechadas mas a verdade é que a quantidade de franqueados que deram com os burros na água e bastante significativa.O importante é saber levantar da queda e levar consigo as lições, com sabedoria e paciência. O sucesso deve ser estudado, assim como qualquer outra coisa que queiramos dominar na vida.
    Antônio De Pádua Mikó

    5.  Prepare-se para ficar um bom tempo sem retorno financeiro do negócio
     Atenção quanto ao prazo médio de retorno por que nesse prazo não é considerado nenhuma retirada do franqueado. Assim, durante esse prazo você precisa ter uma boa reserva de dinheiro para garantir a sobrevivência da sua família. Uma única loja proporciona um retorno muito pequeno que o custo benefício não vale a pena.
    Antônio De Pádua Mikó
      6. Você não será "dono" do negócio como eles dizem
      O lucro do franqueado e pequeno, tudo ja e tabelado pela franquia..no final voce e mais um empregado.....com muito suor e dedicacao... Ser franqueado é ter patrão por tabela. Além disso, há uma seleção dos franqueados que desejam entrar no negócio. Ao virar um franqueado, você esta comprando um salário, porém, terá que trabalhar muito mais que quando era empregado e ainda colocar seus parcos recursos no risco. Os franqueadores costumam exigir até a sua alma, por outro lado, você não consegue nada dos mesmos.Ser franqueador é um negócio da China, ser franquiado é um negócio do Gabão e olhe lá...
      Alex Fort 

      7.  Nem todas as franquias tem a estrutura necessária para dar assistência
      Existem redes de franquias que se lançam no mercado sem a competente estrutura para operar e apoiar o franqueado. Um exemplo é a Augusto Cury Cursos, que se lançou ao mercado há um ano, vendeu duas unidades e estas até o momento não estão funcionando. A unidade de São Paulo é própria e a sede em Ribeirão Preto, conta com irrisório número de alunos, constituindo assim em negócio de alto risco.

      8.Você não poderá alterar o modelo da franquia, pois não terá autonomia para isso
      quem compra franquia é aquele que não tem competência para criar um negócio sozinho.Não tem competência,não tem ideias e nem força de vontade para começar do zero.Quer tudo mastigado (muitas vezes é o papai que quer dar um jeito naquele filho vaga..b..do).Por outro lado e conhecendo o nosso povo,passada uma semana já quer alterar tudo,vender a feijoada da vóvó no mcdonalds e por aí vai.Por ultimo,é a pessoa que entra num negócio sem ver tudo nos mínimos detalhes, sem planejar.Dá uma lida (por alto) no contrato e já vai assinando tudo.Aí vira empregado.
      Ricardo Alves

      9. Não se iluda com retorno rápido. Terá que trabalhar dobrado para ter sucesso
      Para ser franqueado todo o cuidado é pouco... Cuidado com fórmulas milagrosas de ganhar dinheiro rápido...Existem muitas empresas de franquias que te oferecem o céu e te deixam no inferno. E ponha uma coisa na cabeça, pequena empresa só prospera com muito trabalho, geralmente o franqueado acha que por agora ser patrão vai ter de trabalhar menos, ledo engano. Prepare-se para trabalhar mais e dependendo do seu ramo de atividade, diga adeus aos seus feriados prolongados, isso só se consegue depois de vc estar estabilizado e ter funcionários com capacidade e de confiança. Pode levar anos.
                                                                                                                                                   

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