quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Igreja histórica de Ponta da Serra em Dom Inocêncio ainda resiste ao tempo e conserva sua beleza original.Patrimônio precisa ser preservado


  1. Foto: Igreja histórica de Ponta da Serra.

Crédito: Marcelo Damasceno

A saber: 

- O frei Henrique José Cavalcante construiu, com a participação de todo o povo da região, em 1870. Já existia a capela feita de pedra; construída em 1685 por outro Frei Henrique, de uma Ordem de Jesuítas, de origem até então desconhecida. Provavelmente, veio de Portugal para a Bahia. 

- Depois do confisco por parte do governador piauiense, João Pereira Caldas, Ponta da Serra e região passam a ser propriedade do fazendeiro Valério Coelho Rodrigues. Ele comprou as posses. Seu filho Estevam Rodrigues herdou as terras. Passaram, portanto, a pertencer ao seu filho Felipe Coelho Rodrigues (Felipe do Peixe), meu pentavô. A sede de sua fazenda situava-se no hoje município de Queimada Nova-PI. Por volta de 1880, a localidade tornou-se um grande centro religioso e social. Por volta de 1922, meu bisavô João Rodrigues Damasceno, bisneto de Felipe Rodrigues, herdou as terras em que localiza a capela. Nos anos 30, do século XX, as doou para a Igreja Católica. Na época, representada pela Prelazia de Bom Jesus do Gurgueia-PI, tendo Dom Inocêncio López Santamaría como Bispo Prelado.


    'paredes tem um metro de largura'
    Data de fundação remonta ao ano de 1870. Monumento precisa ser preservado para não perder característica original do projeto.