quinta-feira, 7 de junho de 2012

Parabéns a Matriz de Dom Inocêncio!



IGREJA MATRIZ DE DOM INOCÊNCIO-


A Igreja Matriz do município de Dom Inocêncio-PI completa 70 anos neste ano de 2012. A fundação - ou início da construção – se deu em 1942; a conclusão no começo de 1943.

Queimadas do Senhor do Bonfim local abençoado e belo por natureza

Rocha suspensa na Casa de Pedra
Queimadas do Senhor do Bonfim em Dirceu Arcoverde no Piauí, ainda preserva a tradição da Romaria dos fiéis por 164 anos, sendo um dos locais mais antigos e preservados do Piauí e que guarda belezas naturais ainda desconhecidas pela maioria das pessoas. Veja as fotos e o vídeo...


A Romaria

Há 164 anos, a Romaria das Queimadas do Senhor do Bonfim mantém a tradição e o fervor dos fiéis que demonstram sua devoção com entusiasmo e religiosidade. Romeiros, católicos de várias cidades da região de Dirceu Arcoverde, inclusive muitos provenientes do vizinho estado da Bahia participaram das festividades de encerramento da Romaria do Senhor do Bonfim no povoado Queimadas. Muitos visitaram a capela, que está em processo de transformação em Santuário com a finalidade exclusiva de cultuar a saga dos milagres e das graças alcançadas.

A tradição da romaria reúne figuras de homens e mulheres que identificam-se com a fé, com o respeito e com a devoção a Deus. Pessoas como Jesus Amâncio, Senhor Abílio, Dona Terezinha Amâncio e vários outros são para as Queimadas seu retrato fiel, além da figura folclórica de Dona Arlinda, que por encontrar-se doente em São Paulo não participou da festa, mas que pelo seu amor à romaria rezou com fervor pelo seu povo, sendo representada através de sua filha Yolanda.


Senhor do Bonfim

A capela do Senhor do Bonfim em Queimadas foi construída em 1846. Senhor do Bonfim, segundo a devoção católica, é uma figuração de Jesus Cristo em que este é venerado na visão de sua morte. Os primeiros habitantes locais vieram da Ilha da Madeira, em Portugal.




Festejos do Senhor do Bonfim

As comemorações ao Senhor do Bonfim são realizadas no início do mês de agosto, com a novena, que  são nove dias de celebrações, encerrando em 07 de agosto.

A primeira missa

Segundo relatou o Sr. Abílio, 84 anos, o mais antigo morador que ainda reside no local, a primeira missa celebrada nas Queimadas foi dirigida por Frei Henrique, que utilizou uma toca existente por trás da Casa de Pedra, formação rochosa que encanta pela beleza e leveza de uma rocha suspensa equilibrada de tal maneira, que parece que vai desabar a qualquer momento.
A partir de então o local serviu de ponto de encontro dos fiéis para a celebração das missas.

A Casa de Pedra

local de grande beleza natural, a Casa de Pedra é uma magnífica formação rochosa esculpida pelas águas que inundavam o local.Tem como principal atração uma enorme pedra que está suspensa em cima de uma grande rocha. Do alto da rochas podemos observar a cidade de Dirceu Arcoverde e os arredores. Veja o vídeo abaixo que mostra a paisagem lá de cima.



Os Queimadeiros

O nativo das Queimadas do Senhor do Bonfim ou queimadeiros, são bastante conhecidos na região, Como destaca o grande poeta queimadeiro Nereu Ribeiro Soares, atualmente em Tocantins:

 “os queimadeiros”, oriundos da família Ribeiro Soares, são descendentes do precursor “Chiquinho das Queimadas” (Queimadas do Senhor do Bonfim, em D. Arcoverde). Ele, Francisco Ribeiro Soares, era o avô do Dr. Waldir Ribeiro Dias, de São Raimundo Nonato, nosso primo. A família cresceu , miscigenou, mas, a genes dos Ribeiro, continuou sem perder a qualidade e inteligência. Somos parentes dos Campos, Castro, Silva, Dias, Paes Landim e outros que formam os aceclas de nossa genealogia piauiense. 

Antonio Firmino de Campos

Grande mestre na arte da construção civil, Antônio Firmino de Campos não era queimadeiro. Mas acabou casando-se com uma nativa local. E assim fixou residência nas Queimadas e em Remanso, onde trabalhava.
Foi grande colaborador para o desenvolvimento da localidade, apesar de passar a maior parte do tempo em Remanso.


Teve apenas dois filhos, Antônio Firmino de Campos Filho e José Firmino de Campos. O primeiro, assim como o pai,  não teve muitos filhos, apenas três,  indo para São Paulo muito cedo. José Firmino, o popular "Jiquitaia", diferente do pai e do irmão teve 15 filhos em dois casamentos e 80 netos. Residia na localidade do Sal, no primeiro casamento,  já no segundo mudo-se para Aroeira Seca, atual município de Dom Inocêncio.






José Firmino de Campos (1904-1978), o popular "Jiquitaia", queimadeiro, exerceu várias funções com maestria , foi construtor de Igrejas , casas, seguindo o ofício de seu pai. Deixou uma prole de 15 filhos em dois casamentos


Queimadeiros filhos de José Firmino de Campos, o Jiquitaia: da esquerda para direita, do mais novo para o mais velho
Francisca Assis (Maninha), Maria Antônia (Gordona), Maria Angélica (Dedé), Zenilza (Didi), Olinda, Adelino (Piau) e Mercê   
O momento do encontro de Adelino José de Campos (Piau), queimadeiro que não visitava sua terra natal há mais de 47 anos a esquerda,  com o Sr. Abilio das Queimadas  

casa pertencente á Antonio Firmino de Campos, nas Queimadas

grandes figueiras em Queimadas

Igreja das Queimadas do Senhor do Bonfim


Igreja das Queimadas do Senhor do Bonfim

Cruzeiro em frente a Igreja das queimadas do Senhor do Bonfim

Santuário dedicado aos fiéis que alcançaram milagres do santo

Objetos deixados pelos fiéis que foram curados

Interior da Capela

Altar da Capela

Casa de Pedra  em Queimadas do senhor do Bonfim

Pedra suspensa na Casa de Pedra

A pedra permanece suspensa por um capricho da natureza


A impressão que temos é que a pedra está prestes a cair

O ângulo é este mesmo, a câmera não está inclinada como podemos ver pela vegetação 

Queimadeiros reunidos na casa do Sr. Abílio em Queimadas do Senhor do Bonfim
Um abraço a todos os queimadeiros aos quais também pertenço,

Raimundo Campos