quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Uso prolongado de acetona para remover esmalte das unhas pode causar problemas respiratórios

Uso de acetona requer cuidados
Acetona pode causar rinites, sinusites e outros problemas respiratórios! cuidado ao usar nas unhas, não inalar! use máscara no manuseio do produto puro...
A acetona em seu estado puro ainda é o produto mais utilizado para a retirada do esmalte das unhas. 

Ainda sem uma comprovação científica verídica que possa atestar com veracidade os fatos, são muitos casos relatados de pessoas que utilizam a acetona pura por tempo prolongado e estão sofrendo com problemas respiratórios como rinite principalmente, sinusites e desvios nas veias respiratórias. 

A relação constatada entre estas doenças em pessoas, principalmente mulheres que utilizam o produto, está ganhando contornos alarmantes e que preocupam as autoridades sanitárias.




Acetona é frequentemente o componente primário (ou único) na remoção de esmalte de unha, porém atualmente mulheres utilizam o acetato de etila em substituição à acetona para remoção de esmaltes em suas unhas. 

Elas acreditam que seja menos prejudicial e nocivo às unhas e à pele. Ainda é um considerado um dos maiores solventes da indústria. O forte cheiro característico da acetona é devido a sua composição que é derivada do álcool isopropanol.


Danos á saúde causados pela acetona


Genericamente falando, a acetona não é um composto muito tóxico; ela pode, entretanto, agredir a mucosa da boca e pode irritar e danificar a pele. Os tipos de acidentes mais comuns são os domésticos, por ingestão ou inalação da acetona, mas outros tipos também podem acontecer, como queimaduras por uso inadequado do produto e acidentes por intoxicação, que não são raros, podendo levar a inconsciência e morte dependendo da quantidade inalada.
Os efeitos a longo prazo da exposição a acetona são bem conhecidos de estudos de animais. Danos nos rinsfígado, e nervos, aumento de malformações congénitas, e redução da capacidade de reprodução dos machos (somente) ocorrem em animais expostos a longo prazo.
É fato que acetona dissolve isopor e até plástico! Será que dissolve unhas também? Não, não se preocupe, acetona no máximo irá ressecar as suas unhas, mas nunca irá dissolvê-las. acetona não retira a película protetora das unhas.Manicures devem tomar cuidado para não inalar acetona diretamente, pois ela pode, em grandes quantidades, afetar as vias respiratórias e o fígado a longo prazo.
O uso prolongado da acetona faz com que a pessoa não sinta mais o cheiro do produto ao inalar. Ela prejudica o olfato que acaba se acostumando com o aroma exalado.
Substitutos da acetona
Paul Bryson, Ph.D. (diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da marca de esmaltes O.P.I.) garantiu que os medos em torno do uso de acetona não passam de marketing de empresas que produzem removedores de esmalte que não contém acetona. Ele diz que ingredientes solventes em removedores sem acetona são mais perigosos do que a própria, como methyl acetate que já foi banido em alguns países e que se ingerido pode ser até letal.

Os fabricantes defendem o uso da produto pois acreditam que  acetona é um dos ingredientes mais seguros na indústria cosmética e as alternativas em remoção de esmalte são piores para a saúde e meio ambiente.Existem alternativas mais naturais como o óleo de banana. No entanto, este não é tão eficaz quanto acetona em remover esmaltes.
Se você tem problemas com unhas extremamente ressecadas ou escamação estes provavelmente não são relacionados ao uso de acetona. Vale usar o bom senso, não é para beber ou para cheirar, é para remover esmaltes! procure utilizar máscara quando utilizar acetona.


Leia mais: http://www.produtosdebeleza.com/acetona-faz-mal-para-as-unhas-ou-para-a-saude.html#ixzz24FmazKcv

fonte: Wikipédia




Um comentário:

  1. https://www.facebook.com/Amigos-da-b%C3%ADblia-472937059554666/curtam nossa pagina

    ResponderExcluir

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.