quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Chuva em plena seca de agosto surpreende moradores em Dom Inocêncio-PI

Chuvinha bateu a poeira
Água não escorreu, mas serviu para baixar a poeira!
Não chove na cidade desde o início do ano!
Barrufada ainda escorreu na bica!


Dom Inocêncio presenciou no início desta noite passada (14/08) uma chuva inesperada e que alcançou dois milímetros, segundo apontou o site Climatempo.É o que o sertanejo chama de 'Lublina' ou neblina como se diz no sul do país.

Sem saber o que é água caindo do céu desde o início do ano e convivendo com uma seca sem precedentes, o inocentino se surpreendeu com a barrufada que chegou até a escorrer na bica que recebe água do telhado.

Segundo os mais experientes, esta 'chuvinha' no mês de agosto é um fenômeno natural e que costuma ocorrer nesta época do ano.'Lembrei da famosa garoa que cai nesta época em São Paulo', comentou um paulista que está a passeio na cidade e que presenciou a chuva rápida. A barrufada também contribuiu para melhorar a umidade do ar que estava em um nível crítico juntamente com a poeira intensa.


Terra ainda chegou a molhar baixando a poeira


A garoa caiu por volta das 8:00h da noite e durou por cerca de 15 minutos, o suficiente para deixar no ar o característico cheiro de terra molhada, algo que há muito tempo não ocorria na "Terra dos Caprinos". O solo ficou úmido, mas não escorreu água na terra. A poeira que assolava a sede do município e que estava dando muito trabalho á dona de casa, acabou baixando com a chuva e na manhã de hoje (15) já tinha diminuído bastante, mesmo com as rajadas de vento que ocorrem neste período.


Em Dom Inocêncio não chove desde o início do ano


A previsão, segundo o Climatempo, aponta para mais uma chuva deste porte na próxima semana,  terça-feira (21/08). A temperatura mais alta será de 30°, considerada baixa para Dom Inocêncio que chega a atingir 38° no final do ano. Com uma temperatura mínima de 18°, provavelmente na madrugada,  para a cidade é considerada baixa e para muitos já é motivo para se agasalhar á noite. 

Terça-Feira, 21/08
  • Max 30ºMin 18º
  • 2mm
    80%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.








veja também:


Até sapo morre de sede em Dom Inocêncio-PI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.