segunda-feira, 21 de maio de 2012

Até sapo morre de sede em Dom Inocêncio-PI

Veja como está a seca no interior de Dom Inocêncio, a lavoura não vingou e o sertanejo está se virando como pode para alimentar os animais. Até sapo está morrendo de sede com esta seca. veja os videos....
A situação dos moradores  de Dom Inocêncio, no semiárido piauiense  é grave com esta seca sem precedentes.A lavoura praticamente teve perda total e a batalha por água está fazendo vítimas até entre os animais que estavam adaptados á seca, como é o caso do pobre do sapo cururu. como mostra o vídeo.

Veja a situação do agricultor no outro vídeo, que mostra que o sertanejo está perdendo até a palma, uma espécie de cacto que serve como forrageira muito resistente á seca, mas que não está aguentando a estiagem prolongada.

Mandacaru e macambira

Como alternativa á falta de alimento para os animais, o sertanejo optou por uma antiga prática adotada em períodos de vacas magras. Plantas nativas da caatinga com a macambira, um espécie de bromélia local, e o mandacaru, são alternativas encontradas pelo criador para servir de sustento para a criação e estão sendo utilizadas, depois de retirados os espinhos, é claro. O processo utilizado para a retirada dos espinhos é a queima das plantas, bem mais rápido do que a retirada manual.

A retirada das plantas da mata não causa maiores problemas ambientais. O mandacaru depois de cortado, com um só golpe, como ensina o sertanejo, rapidamente brota um novo galho no local. Assim, o manejo deste cacto é feito de maneira sustentável.  No caso da macambira, ela é uma planta típica da região e encontrada abundantemente em todo o semiárido. A bromélia brota com extrema facilidade na caatinga e não oferece risco de desaparecer tão cedo do sertão, ela se alastra rapidamente pela mata.veja as fotos.

 macambira queimada servindo de forragem para os animais





mandacaru queimado para a retirada dos espinhos aguardando  para ser moído



mandacaru depois de queimado e moído é alternativa para a alimentação dos animais 
Cacimbas e Barragens

Com a água cada vez mais difícil, o inocentino se vê obrigado a recorrer de fontes que estavam desativadas há muito tempo. É o caso das antigas cacimbas que não estavam mais sendo utilizadas com a chegada das barragens e dos poços artesianos. como as reservas hídricas estão diminuindo cada vez mais, as cacimbas e os barreiros são as únicas alternativas para obtenção de água para os animais e para outras atividades diárias.


As pequenas barragens já não estão suportando a seca 

dois patinhos na lagoa...

O que resta é apenas lama na maioria das barragens particulares 

As cacimbas são alternativas para a seca na região


A retirada da água das cacimbas tem que ser no carretel



Cacimba com água doce em Aroeira Seca - Dom Inocêncio-PI


Os barreiros não possuem mais água para os animais


A palma está toda perdida, assim como o capim



Esta é a paisagem da caatinga nesta época





O cabrito nasceu sem uma perna

Algumas árvores morreram com a seca






Veja agora os vídeos que mostram a situação atual do semiárido piauiense

neste vídeo o pobre do sapo cururu, animal resistente á seca não resistiu  a falta de água




Veja o momento em que o anfíbio foi encontrado, pena que já era tarde demais....

Este vídeo mostra a situação da plantação de palma em Dom Inocêncio-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.