sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dom Inocêncio perde um de seus filhos mais queridos, Pedro do Izídio


Pedro do Izídio
"Saudades"
Queremos neste triste momento para a cidade de Dom Inocêncio, prestar uma singela homenagem ao nosso querido e inesquecível amigo Pedro do Izídio, o popular Pedrão, que nos deixou nesta madrugada de quarta (16) juntamente com seu filho Rege de forma inesperada, vítimas de um grave acidente na estrada próxima a Canto do Buriti. ...veja vídeo com o Sub-Tenente que fez o resgate....
O acidente

De família tradicional do Sal de Baixo, também em Dom Inocêncio, deixou esposa, Marina Vaz da Costa. e e um filho, Rivaldo. Regivaldo,  o Rege, como era chamado, também seu filho, acompanhava o pai no momento em que o carro tombou. Foi resgatado ainda com vida e seguiu para Floriano sem saber nada a respeito de seu pai. Infelizmente, muito machucado no abdômen, Rege também não resistiu aos ferimentos.

O carro virou muitas vezes descendo uma ribanceira á uma altura de cerca de seis metros. A violência do acidente foi tão forte, que destruiu completamente o veículo, restando apenas  trinta bodes sobreviventes de uma carga com cerca de cento e cinquenta animais. Segundo informações, Rege foi quem pediu por socorro durante cerca de três horas sendo encontrado por viajantes que passavam pelo local e ouviram os gritos e um deles acabou reconhecendo as vítimas. Após a chegada dos bombeiros o resgate demorou cerca de quatro horas. As rodas do veículo ficaram intactas, evidenciando que não houve estouro de pneus.

O mistério

Não sabemos ao certo as causas do acidente, alguns acreditam que pode ter havido um breve cochilo ao volante do condutor, mas não se tem certeza absoluta do que realmente provocou a tragédia. Todos acreditavam que Pedrão era o condutor, como sempre ele fazia, mesmo porque, conta-se que Rege não dirigia no asfalto, somente em estrada de terra. Rege carregava um trauma de dirigir na pista, por conta de um acidente sem gravidade ocorrido antes.

Mas fica um mistério que talvez nunca mais será revelado.Ninguém ficou para contar a história e todos confirmam que Pedrão era o motorista, era o que todos acreditavam e ainda acreditam, mas segundo informações do Sub-Tenente, responsável pelo resgate, quem conduzia o veículo era Rege, que foi encaminhado ainda vivo para Teresina. O tenente afirma que quando chegou ao local o passageiro já se encontrava sem vida. O passageiro então seria Pedrão, que teve morte imediata.

Sabemos que houve a princípio uma informação equivocada sobre quem teria morrido no local do trágico acidente. De início, nos informaram que seria Rege quem teria falecido, talvez pelo fato do Tenente confirmar que teria sido o passageiro, e todos imaginavam que o passageiro seria Rege. Mas, logo a informação foi confirmada que  Pedrão era a vítima fatal.O que indica que, se Pedrão estava no lugar do passageiro, confirmado pelo Tenente, ele não estava dirigindo. Veja o vídeo logo abaixo, com o Tenente.

A história de Pedro do Izídio


Pedro da Costa Braga, mais conhecido como Pedro do Izídio, nome herdado de seu pai  Izídio Braga, era morador na localidade de Trairas, em Dom Inocêncio.


Pedrão trabalhava atualmente no transporte de caprinos e ovinos de Dom Inocêncio a Teresina, fazendo muitas viagens á capital, de duas a três vezes por semana, tinha como auxiliar seus dois filhos, Rege e Rivaldo, o popular Chila.. Na volta da capital, também trazia  produtos, embalagens  e sacarias, nos atendendo com mercadorias que encomendamos de Teresina.

Pedrão era um trabalhador incansável. Através de suas viagens, além de suprir a sede do município com mercadorias trazidas dos grandes centros, prestava um grande serviço aos criadores inocentinos, enviando seus animais para Teresina, onde são mais valorizados, gerando renda para os moradores do interior do município.Trouxe desenvolvimento para os inocentinos que assim poderiam vender seus objetos no momento que desejassem.

Foi vereador representante das localidades Trairas, Sal, Cacimbas e comunidades próximas em três mandatos consecutivos de 1993 a 2004. Deixou a política para se dedicar totalmente ao transporte de animais para Teresina.

A despedida

A Câmara Municipal de Dom Inocêncio ofereceu a casa para que os corpos fossem velados em suas dependências em sessão solene, por se tratar de um ex-vereador da cidade. Mas, a decisão final cabia a  família que preferiu velar os corpos em sua residência, nas Traíras, mais próximo dos familiares e amigos. Foi decretado três dias de luto oficial no município.

Pedrão e Rege terão como morada definitiva o local onde eles mais gostavam de ficar. O parque de vaquejadas Dois Irmãos, nome dado em homenagem á seus dois filhos, criado por Pedrão e família para realizar a famosa festa de vaquejada, servirá como abrigo final. O sepultamento ocorreu por volta das 16:30h desta sexta(18) dentro do Parque. Relembre a última vaquejada realizada por Pedrão com participação de Gilberto Dias no vídeo logo abaixo.

A última homenagem 

Conhecido por todos inocentinos, Pedrão era bastante querido e vai fazer muita falta em Dom Inocêncio pela importância que representava para todos nós. Queremos que Deus dê bastante conforto a família e a todos inocentinos que conviveram com estas pessoas inesquecíveis que muito contribuiram com o crescimento deste município, beneficiando a todos os criadores de Dom Inocêncio.

Fiquem com Deus Pedrão, juntamente com seu filho Rege. E nós, com o sentimento de ter perdido dois grandes amigos,  insubstituíveis. Somos muito grato a tudo que vocês fizeram por nós e por todos inocentinos que tiveram o privilégio de partilhar desta amizade. Pedrão era muito conhecido e admirado por todos  e  para sempre será lembrado. Este lugar não será mais o mesmo sem eles. Foi uma grande perda, não somente para a família, como para Dom Inocêncio e todos nós que convivíamos com os dois no dia a dia..É uma tragédia que jamais sairá de nossa lembrança É muito triste para todos saber que não veremos mais sua chegada de mais uma viagem com um sorriso no rosto trazendo uma alegria que contagiava a todos.

Para lembrar para sempre de Pedrão e de seu filho Rege, preferimos guardá-los eternamente na lembrança com muito carinho, em um momento de alegria. Pedrão era um amante da vaquejada. Veja este vídeo que mostra a última vaquejada no Parque Dois Irmãos realizada por Pedro do Izídio.

Que Deus conforte a toda a família,

Raimundo Campos
clique no video abaixo e espere abrir

.

Veja o vídeo com o  Sub-Tenente José Augusto do Corpo de Bombeiros de Canto do Buriti que resgatou as vítimas.



Entrevista com o Sub-Tenente Augusto





Fotos: 180graus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.