domingo, 8 de abril de 2012

Semana Santa no interior de Dom Inocêncio-PI atrai muitos visitantes

 Equipe do Sal dividiu o título de campeão com Dom Inocêncio  
A Semana Santa no interior de Dom Inocêncio foi bastante movimentada. Muitas pessoas abandonaram a vida urbana das cidades para curtir a paz e tranquilidade da zona rural.
Na localidade do Sal, á 30km da sede do município, como acontece todos os anos, uma "legião" de visitantes vieram prestigiar os eventos realizados nesta data...confira como foi....


Durante toda a semana os moradores visitaram os familiares mais próximos, relembrando o sacrifício de Cristo através do jejum. Na sexta-feira, aconteceu os que os moradores chamam de "Os caretas", uma tradição religiosa onde as pessoas vestem-se mascaradas e passam a perseguir os presentes ao evento com manguás. Existem regras a serem seguidas pelos caretas. Elas visam proteger as pessoas para evitar lesões.

Só é permitido visar os membros inferiores, do joelho para baixo. E mesmo assim, a maioria das pessoas não são atingidas, pois fogem com medo dos mascarados que acabam acertando apenas o chão. É um evento de grande importância nesta data.Uma tradição herdada dos antepassados. Mas que continua viva no Sal de Cima.

No Sábado de Aleluia foi realizado o tradicional Torneio da Amizade no Sal de Baixo, na casa do Zeca do Isídioque este ano reuniu 12 equipes de futebol. Claro Neto, goleiro da equipe local, foi o organizador do festival.

O início dos jogos foi ás 10:00h e arrastou-se o dia inteiro terminando apenas quando o sol já tinha ido embora. Este ano o torneio contou com um árbitro profissional que apitou todas as partidas. O público compareceu e só não foi maior devido á temperatura que estava elevada. A torcida assistiu as partidas embaixo das barracas armadas que aliviaram o calor intenso.

O evento distribuiu prêmios num total de 1.000 reais, assim distribuídos:
1º lugar - 500 reais e troféu    
2º lugar - 300 reais e troféu
3º lugar - 200 reais e troféu

A partida final não foi disputada devido a falta de iluminação e  teve que ser decidida nos pênaltis.
Após muitas batidas de penalidades, o empate prosseguia. A escuridão impedia a visão dos goleiros. Ao final, após decisão do árbitro, o prêmio para o campeão e o vice foi dividido entre as equipes do Sal e de Dom Inocêncio que avançaram a noite na peleja. O terceiro lugar coube a equipe do Maracá, de Dirceu Arcoverde.

A Cristal produtos para limpeza este ano não participou do torneio pois cedeu vários jogadores para as equipes, mas mesmo assim está apoiando o evento fazendo a cobertura total.

Confira a tabela e os resultados dos jogos

Bendó         4 x 0  Induema
Salininha      0 x 0  Olho d'água  (4x3) pênaltis
Sal              4 x 1  Pé do Morro
Santa Luzia 0 x 0  Azulão (5x4)
Maracá       1 x 0  Induema
D.Inocêncio 0 x 0 Tamburil (5x3)

Obs. A equipe da Induema foi eliminada na 1ª fase, mas adquiriu a cota do time do Riacho Seco que não compareceu ao evento, e assim pode jogar a segunda partida.

2ª fase

Bendó          0 x 0    Maracá (3x5)
Salininha     0 x 0     Dom Inocêncio (2x4)
Sal               1 x 0     Santa Luzia


Final   
Dom Inocêncio  0 x 0 Sal  ( campeões)
Maracá - 3º colocado


Á noite a festa continuou. O prédio da escola local serviu de palco para a tradicional festa de Sábado de Aleluia, encerrando as comemorações da Semana Santa no Sal.

Feliz Páscoa e até a próxima!!
Raimundo Campos


Veja as fotos do Torneio com as equipes
O popular Azulão, de boné e sua jovem equipe  conhecida como os "onze primos"
A equipe da Induema,  jogou 2 vezes, mas perdeu as 2 partidas

Equipe do Pé do Morro. O capitão Admilson com a bola, e Geraldo com a bandeira

Equipe do Sal com Claro Neto, organizador do torneio,  de boné, no gol. Seu irmão Guri logo atrás ao lado do técnico Zé.
Embaixo, o 1º da direita para a esquerda, o capitão do time, Zé Raimundo. O Sal foi a equipe que marcou mais gols.


Santa Luzia, o time passou para a 2ª fase, perdendo para o Sal

Maracá, equipe do município de Dirceu Arcoverde  ficou com o 3º lugar

Dom Inocêncio, equipe mesclada de jovens e veteranos, experiente, campeão do Torneio juntamente com o Sal sem fazer um único gol
Salininha, equipe do município de  Coronel José Dias, conseguiu chegar á 2ª fase.

A torcida feminina compareceu ao torneio. As primas Terezinha e Joselma 
A disputa nos pênaltis foi uma constante no torneio 




As Barraquinhas aliviaram o calor 





A escuridão era total no momento final do torneio. Apesar da pouca luminosidade, a bola é a que está dentro do gol, junto a trave. Neste lance, o goleiro Pedro do Dom Inocêncio, reclamou do claridade do flash, que acabou ofuscando a visão da bola, mera desculpa, é claro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.