domingo, 15 de abril de 2012

Rodas de São Gonçalo em Dom Inocêncio

Fazendo jus á intenção do blog em divulgar as notícias locais, da famosa "Terra dos Caprinos" e dos sanfoneiros, no sentido de resgatar as festas folclóricas, que ainda predominam nas localidades do interior de Dom Inocêncio, hoje vamos conhecer as populares Rodas de São Gonçalo, realizadas no Sal de Cima, mais precisamente na casa de Sr. Josino e Eudete, que reuniu várias pessoas das imediações...
  Com o intuito de cumprir com uma promessa empenhada há vários anos, Josino Francisco da Silva, morador da localidade Sal de Cima, Dom Inocêncio-PI, resolveu realizar as tradicionais Rodas de São Gonçalo neste sábado 14/04/12. O evento havia sido programado há muito tempo, mas precisava reunir seus quatro filhos, Evangelista, o popular "Rup", Chiquinho, Zivaldo e Brás, que estavam em São Paulo, fato que ocorreu nesta Semana Santa passada.

As Rodas de São Gonçalo tem origem portuguesa e pode ser encontrada em diversos estados do Brasil.Na cidade do Porto, em Portugal, o ato de se dançar nas ocasiões de comemoração à São Gonçalo era chamado de Festa das Regateiras. Ocasião em que participavam as mulheres que queriam se casar. A dança era realizada dentro da igreja, o que nos remete à Idade Média e Moderna em Portugal



O Santo

São Gonçalo de Amarante é um santo português que passou por um período de busca interior e encontrou na experiência popular a maneira de converter pecadores. Conta-se que São Gonçalo para reabilitar as prostitutas, vestia-se de mulher e dançava e cantava com elas a noite toda. Ele entendia que as mulheres que participassem dessas danças aos sábados não cairiam em tentação no domingo. Acreditava ainda, que com o tempo se converteriam e se casariam.
São Gonçalo pregou e operou supostos milagres por todo o norte de Portugal. Após sua morte, passou a ser protetor dos violeiros, remédio contra as enchentes, além de casamenteiro.
São Gonçalo, o santo era cantador, festeiro e dançarino
A Dança
A dança hoje é organizada em pagamento de promessa devida a São Gonçalo. O promesseiro é quem organiza a função, administrando todo o processo necessário à realização deste ritual. É realizada dentro de casa ou em local coberto, onde se arma um altar com a imagem deste santo e outros de devoção do promesseiro. Em frente a este altar é que se desenvolve toda a dança.
Os dançarinos se organizam em duas fileiras, geralmente com 12 integrantes uma de homens e outra de mulheres, voltadas para o altar. Cada fileira é encabeçada por dois violeiros, mestre e contramestre, que dirigem todo o rito.
A dança é dividida em partes chamadas “volta”, cujo número varia entre 5, 7, 9 e 21. Entre cada “volta” há interrupção e todos aproveitam para se servir das iguarias oferecidas pelo promesseiro.
As “voltas” são desenvolvidas com os violeiros cantando, a duas vozes, loas a São Gonçalo, enquanto dançarinos, sapateando na fileira em ritmo sincopado, dirigem-se em dupla até o altar, beijam o santo, fazem genuflexão e saem sem dar as costas para o altar, ocupando os últimos lugares de suas fileiras. 
Cada volta pode durar de 40 minutos a 2 ou 3 horas, dependendo do número de dançadores. Na última “volta”, em São Paulo chamada “Cajuru”, forma-se uma roda onde o promesseiro a dança carregando imagem do santo, retirada do altar. 
Se houver mais de um pagador de promessa e mais de uma imagem, todos os promesseiros carregam simultaneamente as imagens. No caso de haver apenas uma imagem para vários promesseiros, o santo vai passando de mão em mão, enquanto os demais dançarinos agitam lenços brancos.


As Rodas de São Gonçalo de Amarante acontecem durante a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Participam desta dança igualmente, as moças casadouras da cidade, que em pares e vestidas de branco empunham um arco ornamentado de flores e fitas. 
Após a missa matinal, as moças saem da igreja pelas ruas em cortejo, cantando loas ao santo casamenteiro, acompanhadas de músicos tocando violas, rabecas, violões e pandeiros. A dança se estende pela noite, defronte das igrejas ornamentadas com arcos de flores, iluminados por velas acesas
A dança inventada por ele continuou sendo realizada por diversos grupos que além de festejar o santo, pagam promessas feitas a ele.
A festa
No Sal de Cima, a festa de São Gonçalo contou com duas fileiras de 12 integrantes cada uma, mesclados entre jovens, adultos e senis. Os mestres de cerimônias, ou puxadores das rodas, eram o popular "João Gamela" do Pé do Morro em Dom Inocêncio e Venâncio da Bahia. Foram ao todo duas danças que totalizaram quatro rodas, já que cada dança, por ter duas fileiras cada uma, representava duas rodas.
A primeira roda, que durou em torno de uma hora, foi mais estendida que a segunda, que passou pouco mais de meia hora. Durante a dança os participantes eram servidos pelos moradores da casa geralmente com bebidas. "São Gonçalo era um santo atrevido e que gostava destes lutrimentos", afirmou um dos participantes do evento e que era profundo conhecedor  da dança. Josino, dono da festa, não participou das rodas. Segundo ele, o anfitrião do evento recomenda-se não dançar o São Gonçalo, apenas auxiliar os dançarinos.
No final das rodas, a festa continuou no prédio da escola do Sal de Cima, com animação do Forrozão Cavalo Mágico, com Sousinha nos teclados, que tocou a noite toda.
confira as fotos


Este foi o local da festa. A aconchegante casa de Josino e Eudete no Sal de Cima.

D.Levi, de verde, D. Lourdes de rosa e D Creuza de branco segurando o arco de São Gonçalo 

 As senhoras Zenilza, Aldenice, Valdenice, Maria Anita, Rosália na mesma fileira da Dança

da frente para trás, Iranilte, Raimunda e a jovem Jozelma girando a roda



Zé Nvaldo, o popular "Haroldo, do trio Nordeste na zabumba e Avelino na sanfona 

João Gamela ao centro comandando a roda 

.
As jovens compareceram á festa
Apesar da poeira, que foi constante, vemos os puxadores, Venâncio e João Gamela orientando os dançarinos
Deusdete, o repentista mais famoso da localidade do Sal,  também ajudou na música
A alegria foi compartilhada por todas as dançarinas, que beberam o tradicional vinho em homenagem ao santo
Davi, da Lagoa do Sal, arrebentou no pandeiro




Érika, paulista e neta do anfitrião da festa, Josino, que foi batizada no mesmo dia

Parabéns ao casal Josino e Eudete pela maravilhosa festa de São Gonçalo e com certeza sua promessa já está cumprida!!!

Raimundo Campos

Um comentário:

  1. parabéns ao casal Josino e Eudete que fizeram uma maravilhosa festa de São Gonçalo, resgatando as tradições de nossa terra

    ResponderExcluir

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.