terça-feira, 23 de maio de 2017

Água Sanitária: aprenda os segredos deste produto

Atendendo a vários pedidos estamos de volta com este post campeão de visitas esclarecendo o uso de um produto de limpeza muito utilizado pelas donas de casa: água sanitária




O produto químico mais largamente utilizado na limpeza em geral é o cloro, mais precisamente o hipoclorito de sódio...

um dos derivados do cloro, que possui propriedades alvejantes, empregado na remoção de manchas, no clareamento de roupas, papéis e outros objetos.



Por ser um poderoso agente de limpeza, não é facilmente encontrado no comércio no seu estado puro, o cloro é mais utilizado na indústria.


O que existe no mercado é o que conhecemos por água sanitária ou água de lavadeira, que é uma mistura de hipoclorito  e hidróxido de sódio diluído na água, com percentual de 2,0 a 2,5% de teor ativo de cloro.



A água sanitária comercial possui um prazo de validade reduzido, no máximo 6 meses, pois como é produzida á base de cloro, com o passar do tempo o produto se decompõe, passando do estado líquido para o gasoso, exalando oxigênio que faz parte da composição do cloro. Neste processo, o produto vai perdendo o seu efeito gradativamente.



É por esta razão que uma embalagem bem vedada de água sanitária, que não consiga eliminar o oxigênio, acaba por romper ou estufar após algum tempo.



Não devemos inalar ou ter contato prolongado do produto com a pele, pois a água sanitária possui um pH, (índice que mede o nível de acidez ou alcalinidade de um líquido), bastante elevado, variando de 10 á 12, portanto bem alcalino, já que o pH neutro gira em torno de 7,0.


Não confunda água sanitária com alvejante, pois este possui um teor maior de principio ativo, ou cloro, em torno de 3.5 até 4,0%, sendo encontrado em versões com perfume,  já na água sanitária o indice vai de 2.5 a 3,0% sem o uso de fragâncias. 


Assim, quando for adquirir água sanitária no comércio, verifique a data de validade, se preferir, mergulhe o dedo no líquido e observe se ele vai embranquecendo, ao mesmo tempo que vai esquentando. Se isto não ocorrer, o produto pode ter perdido o efeito ou não foi fabricado na dosagem correta.


Mas não esqueça de lavar as mãos após o teste. E lembre-se, água sanitária de verdade, fabricada utilizando rigorosamente os ingredientes na proporção correta é da :





Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.